Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4957
Título: | Discursos sobre o corpo humano nos livros didáticos de educação física dos anos iniciais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Discourses on the human body in physical education textbooks for the initial years of elementary school |
Autor(es): | Lima, Leandro Fonseca |
Orientador: | Silva, Jackson Ronie Sá da |
Membro da Banca: | Campelo, Regina Célia Vilanova |
Membro da Banca: | Pitanga, Carolina Vasconcelos |
Data do documento: | 2024-04-15 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A pesquisa intitulada <Discursos sobre o corpo humano nos livros didáticos de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental= teve como objetivo analisar, a partir da perspectiva teórico-metodológica dos Estudos Culturais em Educação, os discursos sobre o corpo humano presentes em livros didáticos de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental adotados na rede municipal de ensino de São Luís, Maranhão, Brasil. Portanto, problematizou que os conhecimentos sobre o corpo humano apresentado para os professores e as professoras desenvolverem aulas com os alunos e alunas nos anos iniciais do Ensino Fundamental devem ir além de saberes biológicos, contemplando saberes sociais, culturais e psicológicos. Levando desta maneira estes estudantes conhecerem seu próprio corpo melhorando o cuidado e posicionando-o na sociedade em que vivemos, respeitando suas diferenças e as das pessoas em sua volta. Trata-se de uma pesquisa documental, de cunho qualitativo, que trabalhou com discursos e representações que precisam ser compreendidos, analisados e problematizados, preocupando-se em compreender relações, valores, atitudes, crenças, hábitos e representações e a partir desse conjunto de fenômenos humanos gerados socialmente. Como procedimentos metodológicos da referida pesquisa documental, foram analisados dois manuais do componente curricular de Educação Física da coleção Mais Buriti da autora Marisa Martins Sanchez, editora Moderna, do ano de 2021, dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de São Luís, Maranhão, Brasil. O estudo foi pautado no currículo cultural da Educação Física, entendida como uma manufatura coletiva, pois a coletividade, a cooperação e a participação conferem atualidade e relevância para os debates do campo da Educação Física. Concluímos que um ensino que se propõe ser construído com o outro, nas relações cotidianas da Educação Física escolar, em que pesem significados diversos, plurais e de reconhecimento de diferença. Sendo assim, será importante ampliar a discussão do tema corpo humano na escola, trazendo a busca pela compreensão desse corpo enquanto histórico, sociocultural, político e econômico que perpassa as dimensões biológicas |
Resumo: | A research entitled <Discourses on the human body in didactic books of Physical Education two years of Fundamental Education= aims to analyze, from a theoretical-methodological perspective, the Cultural Studies in Education, the discourses on the human body present in didactic books of Physical Education two initial years of Fundamental Education provided in the municipal education network of São Luís, Maranhão, Brazil. Therefore, it is problematic that the knowledge about the human body presented to teachers and teachers will develop classrooms like students and students in the beginning years of Fundamental Education should go beyond biological knowledge, contemplating social, cultural and psychological knowledge, thus raising these students' knowledge. Our own body is bettering and caring for and positioning itself in the society in which we live, respecting its differences and the people in its own right. This is a documentary research, of a qualitative nature, that works with discourses and representations that need to be understood, analyzed and problematized, concerned with understanding relationships, values, attitudes, beliefs, habits and representations and from this set of human phenomena socially generated. As methodological procedures of the aforementioned documentary research, foram analyzed two manuals of the curricular component of Physical Education of the school More Buriti by author Marisa Martins Sanchez, editor Moderna, in the year 2021, two years initiating the Fundamental Education of the municipality of São Luís, Maranhão, Brazil. The study was based on the cultural curriculum of Physical Education, understood as a collective manufacturing, for collectiveness, cooperation and participation with current events and relevance for debates in the field of Physical Education. We conclude that a lesson that is proposed to be constructed as another, in the daily relations of school Physical Education, in which there are diverse, plural meanings and reconfirmation of differences. Thus, it will be important to expand the discussion of the topic of the human body in school, seeking to understand the body as historical, sociocultural, political and economic that transcends biological dimensions |
Palavras-chave: | Corpo Humano Pesquisa Documental Estudos Culturais Educação Física Cultural Human Body Documentary Research Cultural Studies Cultural Physical Education. |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - LEANDRO FONSECA LIMA - EDUCAÇÃO PPGE UEMA 2024.pdf | PDF A | 2.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.