Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3741
Título: | Construindo os sólidos de Platão por meio de dobraduras |
Título(s) alternativo(s): | Constructing Plato's solids through folding |
Autor(es): | Sousa, Iltilene Carvalho de |
Orientador: | Turibus, Sérgio Nôleto |
Membro da Banca: | Brandão, Raimundo J. B. |
Membro da Banca: | Neres, Raimundo Luna |
Data do documento: | 2020-05-27 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A presente dissertação apresenta uma construção dos sólidos de Platão por meio da dobradura realizada no C. E. Deputado Luiz Rocha, em São Domingos do Maranhão - MA. O objetivo deste estudo foi usar uma alternativa metodológica de ensino de geometria espacial por meio de confecções de materiais concretos que possibilitassem aos alunos descobrirem as formas e as representações espaciais, com o propósito de compreender que a Matemática e a geometria estão em sua volta. Observou-se que os alunos tiveram melhor compreensão dos conteúdos estudados quando utilizaram materiais concretos que os ajudou a resolver as situações propostas. Ao manusear esses materiais a clareza dos sólidos geométricos foram ampliados pelos alunos, visto que os mesmos estavam em contato direto com os objetos. Notou-se também que houve um aprendizado das construções propostas a eles, permitindo assim verificar que a relação de Euler é verdadeira para os sólidos de Platão |
Resumo: | The present dissertation presents a construction of Plato’s solids through the folding carried out at C. E. Deputado Luiz Rocha, in São Domingos do Maranhão - MA. The objective of this study was to use a methodological alternative to show the teaching of spatial geometry by making concrete materials that would enable students to discover spatial shapes and representations, with the purpose of understanding that Mathematics and geometry are around you. It was observed that the students had a better understanding of the studied contents when using the concrete material that helped them to solve the proposed situations. When handling these materials, the clarity of the geometric solids was increased by the students, since they were in direct contact with the objects. It was also noted that there was a learning of the constructions proposed to them, thus allowing to verify that the Euler relation is true for Plato’s solids |
Palavras-chave: | Construção de Sólidos de Platão Geometria Espacial Dobradura Relação de Euler São Domingos do Maranhão - MA Materiais concretos Ensino de geometria Origami - Ensino-aprendizagem - Geometria Plato's Construction of Solids Spatial Geometry Folding Euler relation Concrete materials Geometry teaching Origami - Teaching-learning - Geometry |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - ILTILENE CARVALHO DE SOUSA - CECEN PROFMAT UEMA - 2020.pdf | PDF A | 4.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.