Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3741
Título: Construindo os sólidos de Platão por meio de dobraduras
Título(s) alternativo(s): Constructing Plato's solids through folding
Autor(es): Sousa, Iltilene Carvalho de
Orientador: Turibus, Sérgio Nôleto
Membro da Banca: Brandão, Raimundo J. B.
Membro da Banca: Neres, Raimundo Luna
Data do documento: 2020-05-27
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A presente dissertação apresenta uma construção dos sólidos de Platão por meio da dobradura realizada no C. E. Deputado Luiz Rocha, em São Domingos do Maranhão - MA. O objetivo deste estudo foi usar uma alternativa metodológica de ensino de geometria espacial por meio de confecções de materiais concretos que possibilitassem aos alunos descobrirem as formas e as representações espaciais, com o propósito de compreender que a Matemática e a geometria estão em sua volta. Observou-se que os alunos tiveram melhor compreensão dos conteúdos estudados quando utilizaram materiais concretos que os ajudou a resolver as situações propostas. Ao manusear esses materiais a clareza dos sólidos geométricos foram ampliados pelos alunos, visto que os mesmos estavam em contato direto com os objetos. Notou-se também que houve um aprendizado das construções propostas a eles, permitindo assim verificar que a relação de Euler é verdadeira para os sólidos de Platão
Resumo: The present dissertation presents a construction of Plato’s solids through the folding carried out at C. E. Deputado Luiz Rocha, in São Domingos do Maranhão - MA. The objective of this study was to use a methodological alternative to show the teaching of spatial geometry by making concrete materials that would enable students to discover spatial shapes and representations, with the purpose of understanding that Mathematics and geometry are around you. It was observed that the students had a better understanding of the studied contents when using the concrete material that helped them to solve the proposed situations. When handling these materials, the clarity of the geometric solids was increased by the students, since they were in direct contact with the objects. It was also noted that there was a learning of the constructions proposed to them, thus allowing to verify that the Euler relation is true for Plato’s solids
Palavras-chave: Construção de Sólidos de Platão
Geometria Espacial
Dobradura
Relação de Euler
São Domingos do Maranhão - MA
Materiais concretos
Ensino de geometria
Origami - Ensino-aprendizagem - Geometria
Plato's Construction of Solids
Spatial Geometry
Folding
Euler relation
Concrete materials
Geometry teaching
Origami - Teaching-learning - Geometry
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - ILTILENE CARVALHO DE SOUSA - CECEN PROFMAT UEMA - 2020.pdfPDF A4.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.