Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3741
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Iltilene Carvalho de-
dc.date.accessioned2024-12-03T18:26:59Z-
dc.date.available2024-01-03-
dc.date.available2024-12-03T18:26:59Z-
dc.date.issued2020-05-27-
dc.identifier.citationSOUSA, Iltilene Carvalho de. Construindo os sólidos de Platão por meio de dobraduras /Iltilene Carvalho de Sousa. São Luís, 2020. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2020. Disponível: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3741pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3741-
dc.description.abstractThe present dissertation presents a construction of Plato’s solids through the folding carried out at C. E. Deputado Luiz Rocha, in São Domingos do Maranhão - MA. The objective of this study was to use a methodological alternative to show the teaching of spatial geometry by making concrete materials that would enable students to discover spatial shapes and representations, with the purpose of understanding that Mathematics and geometry are around you. It was observed that the students had a better understanding of the studied contents when using the concrete material that helped them to solve the proposed situations. When handling these materials, the clarity of the geometric solids was increased by the students, since they were in direct contact with the objects. It was also noted that there was a learning of the constructions proposed to them, thus allowing to verify that the Euler relation is true for Plato’s solidspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConstrução de Sólidos de Platãopt_BR
dc.subjectGeometria Espacialpt_BR
dc.subjectDobradurapt_BR
dc.subjectRelação de Eulerpt_BR
dc.subjectSão Domingos do Maranhão - MA-
dc.subjectMateriais concretos-
dc.subjectEnsino de geometria-
dc.subjectOrigami - Ensino-aprendizagem - Geometria-
dc.subjectPlato's Construction of Solids-
dc.subjectSpatial Geometry-
dc.subjectFolding-
dc.subjectEuler relation-
dc.subjectConcrete materials-
dc.subjectGeometry teaching-
dc.subjectOrigami - Teaching-learning - Geometry-
dc.titleConstruindo os sólidos de Platão por meio de dobraduraspt_BR
dc.title.alternativeConstructing Plato's solids through foldingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8409243667585227pt_BR
dc.contributor.advisor1Turibus, Sérgio Nôleto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9297720388843439pt_BR
dc.contributor.referee1Brandão, Raimundo J. B.-
dc.contributor.referee2Neres, Raimundo Luna-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9082-7885pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000824780344739pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação apresenta uma construção dos sólidos de Platão por meio da dobradura realizada no C. E. Deputado Luiz Rocha, em São Domingos do Maranhão - MA. O objetivo deste estudo foi usar uma alternativa metodológica de ensino de geometria espacial por meio de confecções de materiais concretos que possibilitassem aos alunos descobrirem as formas e as representações espaciais, com o propósito de compreender que a Matemática e a geometria estão em sua volta. Observou-se que os alunos tiveram melhor compreensão dos conteúdos estudados quando utilizaram materiais concretos que os ajudou a resolver as situações propostas. Ao manusear esses materiais a clareza dos sólidos geométricos foram ampliados pelos alunos, visto que os mesmos estavam em contato direto com os objetos. Notou-se também que houve um aprendizado das construções propostas a eles, permitindo assim verificar que a relação de Euler é verdadeira para os sólidos de Platãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMATICA EM REDE NACIONAL - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqGeometria e Topologiapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - ILTILENE CARVALHO DE SOUSA - CECEN PROFMAT UEMA - 2020.pdfPDF A4.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.