Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5465
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoraes, Hosana Bianca Malheiros-
dc.date.accessioned2025-10-14T14:20:03Z-
dc.date.available2025-10-14-
dc.date.available2025-10-14T14:20:03Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMORAES, Hosana Bianca Malheiros. Geogebra no ensino de funções exponenciais: uma sequência didática investigativa para o ensino médio. 2025. 72 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5465pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5465-
dc.description.abstractThis research aims to develop an Investigative Sydactic Sequence (IDS) that articulates GeoGebra and the exponential function, so as to understand the characteristics of the sequence's development using this software as a tool for teaching the proposed mathematical subject. To further this investigation, an analysis was conducted on the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the classroom, the characteristics of GeoGebra, and the possibility of its use as a teaching resource in mathematics classes. A survey was conducted, from which scientific papers present in the Proceedings of the National Meeting on Mathematics Education (ENEM) from the X to the XIV ENEM, were selected. These papers explored the use of GeoGebra in the teaching and learning of functions, particularly the exponential function. The research methodology used was qualitative, bibliographic, and exploratory, aiming to understand the articulation between the construction of the IDS with the use of the software and the exponential function. This highlights the need for new methodologies using technological tools in mathematics classes. In conclusion, the results point to the need for planning and organizing sequenced and interconnected classes by level; promoting active student participation in classroom activities; encouraging problem-solving; developing critical thinking; encouraging classroom collaboration; and investigating the mathematical subject being discussedpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectFunção Exponencialpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectTecnologia.pt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectExponential Functionpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleGeogebra no ensino de funções exponenciais: uma sequência didática investigativa para o ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeGeogebra in teaching exponential functions: an investigative teaching sequence for high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2127127049530067pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Mauro Guterres-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8508-2508pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6202191980533317pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Rayane de Jesus Santos-
dc.contributor.referee2Ramos, Laine Silva-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo elaborar uma Sequência Didática Investigativa (SDI) que articule GeoGebra e função exponencial, de modo que seja possível compreender as características do desenvolvimento da sequência com uso deste Software como ferramenta para o ensino do objeto matemático proposto. Para aprofundamento desta investigação, foi realizada uma análise sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC9s) em sala de aula, das características do GeoGebra e a possibilidade de seu uso como recurso didático em aulas de Matemática, se realizou um levantamento de pesquisas, as quais foram selecionadas comunicações cientificas presentes nos Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) desde o X ao XIV ENEM, onde se buscou sobre o uso do GeoGebra no ensino e aprendizagem de funções, em particular da função exponencial. A metodologia de pesquisa abordada foi qualitativa bibliográfica e exploratória, pois pretende compreender a articulação entre a construção da (SDI) com o uso do Software e a função exponencial. A partir disso, se ressalta sobre a abordagem de novas metodologias com o uso de ferramentas tecnológicas nas aulas de Matemática. Como conclusão, os resultados apontam para o planejamento e organização de aulas sequenciadas e interligadas por níveis; a promoção da participação ativa dos alunos nas atividades desenvolvidas em sala de aula; o estímulo a resolução dos problemas; o desenvolvimento do pensamento crítico; o estímulo a colaboração em sala de aula; a investigação sobre a o objeto matemático que está sendo tratadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC – HOSANA BIANCA MALHEIROS MORAES – LIC. EM MATEMÁTICA – CECEN UEMA 2025 (1).pdfPDF A1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.