Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5448
Título: | Jogos matemáticos para o exercício do cálculo mental na aprendizagem de expressões numéricas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Mathematical games for practicing mental calculation in learning numerical expressions for sixth-grade students |
Autor(es): | Araújo, Ronison William Paciencia de Carvalho, Wiliam Araújo de |
Orientador: | Gonçalves, Elisângela Moraes |
Membro da Banca: | Torres, Maria Conceição Costa |
Membro da Banca: | Marão , José Antônio Pires Ferreira |
Data do documento: | 2025 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | exercício do cálculo mental na aprendizagem de expressões numéricas dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O objetivo da pesquisa é analisar como essas atividades lúdicas podem favorecer a compreensão e a execução dos cálculos mentais. A metodologia baseou-se em pesquisa descritiva, de campo, envolvendo alunos do 6º ano de uma escola pública de São Luís 3 MA, nomeada como U.E.B Governador Jackson Lago cujos resultados foram analisados a partir de uma abordagem quanti-qualitativa. Constatamos que o uso dos jogos matemáticos contribuiu para a diminuição da ocorrência de erros na resolução de problemas envolvendo expressões numéricas, evidenciado na comparação da avaliação diagnóstica aplicada no momento inicial e final da pesquisa; promoveu uma crescente segurança por parte dos alunos na execução dos cálculos mentais; e favoreceu o desenvolvimento de habilidades matemáticas para amenizar dificuldades em relação a conteúdo essencial para responder situações-problema com expressões numéricas, como são as quatro operações matemáticas. Logo, os jogos matemáticos se mostram ferramentas eficazes para tornar a aprendizagem mais atrativa e significativa para os alunos na resolução de problemas que envolvem expressões aritméticas, mas há uma necessidade de revisão constante das estratégias a serem adotadas pelo professor, visando que os educandos superem suas dificuldades na Matemática, do qual conhecimento é indispensável para nosso dia a dia |
Resumo: | This study investigates how mathematical games can contribute to the practice of mental calculation in the learning of numerical expressions among sixth-grade elementary school students. The objective of the research is to analyze how these playful activities can promote the understanding and execution of mental calculations. The methodology was based on descriptive field research involving sixth-grade students at a public school in São Luís, Maranhão, named U.E.B. Governador Jackson Lago, whose results were analyzed using a quantitative and qualitative approach. We found that the use of mathematical games contributed to a reduction in the occurrence of errors in solving problems involving numerical expressions, as evidenced by the comparison of the diagnostic assessment administered at the beginning and end of the study. It promoted increased confidence among students in performing mental calculations. It also favored the development of mathematical skills to alleviate difficulties with essential content for responding to problem-solving situations involving numerical expressions, such as the four mathematical operations. Therefore, mathematical games prove to be effective tools for making learning more attractive and meaningful for students when solving problems involving arithmetic expressions. However, there is a need for constant review of the strategies to be adopted by the teacher, aiming for students to overcome their difficulties in Mathematics, knowledge of which is indispensable for our daily lives |
Palavras-chave: | Jogos matemáticos Expressões numéricas Cálculo mental Atividades lúdicas Math games Mental calculation Numerical expressions Recreational activities |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC – RONISON WILLIAM PACIÊNCIA DE ARAÚJO, WILLIAM ARAÚJO DE CARVALHO – LIC. EM MATEMÁTICA – CECEN UEMA 2025.pdf | PDF A | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.