Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Ronison William Paciencia de-
dc.creatorCarvalho, Wiliam Araújo de-
dc.date.accessioned2025-10-08T17:54:03Z-
dc.date.available2025-10-08-
dc.date.available2025-10-08T17:54:03Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationARAÚJO, Ronison William Paciencia de. Jogos matemáticos para o exercício do cálculo mental na aprendizagem de expressões numéricas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2025. 53f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2025. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5448pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5448-
dc.description.abstractThis study investigates how mathematical games can contribute to the practice of mental calculation in the learning of numerical expressions among sixth-grade elementary school students. The objective of the research is to analyze how these playful activities can promote the understanding and execution of mental calculations. The methodology was based on descriptive field research involving sixth-grade students at a public school in São Luís, Maranhão, named U.E.B. Governador Jackson Lago, whose results were analyzed using a quantitative and qualitative approach. We found that the use of mathematical games contributed to a reduction in the occurrence of errors in solving problems involving numerical expressions, as evidenced by the comparison of the diagnostic assessment administered at the beginning and end of the study. It promoted increased confidence among students in performing mental calculations. It also favored the development of mathematical skills to alleviate difficulties with essential content for responding to problem-solving situations involving numerical expressions, such as the four mathematical operations. Therefore, mathematical games prove to be effective tools for making learning more attractive and meaningful for students when solving problems involving arithmetic expressions. However, there is a need for constant review of the strategies to be adopted by the teacher, aiming for students to overcome their difficulties in Mathematics, knowledge of which is indispensable for our daily livespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectExpressões numéricaspt_BR
dc.subjectCálculo mentalpt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectMath gamespt_BR
dc.subjectMental calculationpt_BR
dc.subjectNumerical expressionspt_BR
dc.subjectRecreational activitiespt_BR
dc.titleJogos matemáticos para o exercício do cálculo mental na aprendizagem de expressões numéricas dos alunos do 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeMathematical games for practicing mental calculation in learning numerical expressions for sixth-grade studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Elisângela Moraes-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6616-6490pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3309938701658451pt_BR
dc.contributor.referee1Torres, Maria Conceição Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0776262283279696pt_BR
dc.contributor.referee2Marão , José Antônio Pires Ferreira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3169-9611pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4501761863997440pt_BR
dc.description.resumoexercício do cálculo mental na aprendizagem de expressões numéricas dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O objetivo da pesquisa é analisar como essas atividades lúdicas podem favorecer a compreensão e a execução dos cálculos mentais. A metodologia baseou-se em pesquisa descritiva, de campo, envolvendo alunos do 6º ano de uma escola pública de São Luís 3 MA, nomeada como U.E.B Governador Jackson Lago cujos resultados foram analisados a partir de uma abordagem quanti-qualitativa. Constatamos que o uso dos jogos matemáticos contribuiu para a diminuição da ocorrência de erros na resolução de problemas envolvendo expressões numéricas, evidenciado na comparação da avaliação diagnóstica aplicada no momento inicial e final da pesquisa; promoveu uma crescente segurança por parte dos alunos na execução dos cálculos mentais; e favoreceu o desenvolvimento de habilidades matemáticas para amenizar dificuldades em relação a conteúdo essencial para responder situações-problema com expressões numéricas, como são as quatro operações matemáticas. Logo, os jogos matemáticos se mostram ferramentas eficazes para tornar a aprendizagem mais atrativa e significativa para os alunos na resolução de problemas que envolvem expressões aritméticas, mas há uma necessidade de revisão constante das estratégias a serem adotadas pelo professor, visando que os educandos superem suas dificuldades na Matemática, do qual conhecimento é indispensável para nosso dia a diapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC – RONISON WILLIAM PACIÊNCIA DE ARAÚJO, WILLIAM ARAÚJO DE CARVALHO – LIC. EM MATEMÁTICA – CECEN UEMA 2025.pdfPDF A1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.