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Título: A literatura Maranhense como fonte no ensino de história e literatura afro-brasileira: análise e propostas didáticas sobre "Os Tambores de São Luís" de Josué Montello
Autor(es): Silva, Clécia Assunção
Data do documento: 2017-03-09
Editor: UEMA
Resumo: A temática africana e afro-brasileira remete a uma longa trajetória de debates e polêmicas, constituindo-se como tema de fortes significações políticas e sociais, no âmbito da sociedade brasileira. Sua transformação em conteúdo curricular obrigatório da Educação Básica, a partir da Lei 10.639/03 e de suas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira, tem gerado novas tensões e dilemas de ordem política, pedagógica e historiográfica, entre outras. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as relações existentes entre o texto literário e conceitos como: cultura, identidade e memória; reconhecer a literatura como suporte para o trabalhar conteúdos como História e identidades nacional; compreender a literatura como fonte histórica; fornecer subsídios para o uso da literatura maranhense na sala de aula, de forma a possibilitar o resgate da história da população negra e afro-brasileira; e coletar dados sobre a identidade do negro na construção cultural, social e histórica na obra literária “Os Tambores de São Luís” de Josué Montello. A partir do exposto pensou-se a literatura como uma “nova” possibilidade de pesquisa para a História, podendo fornecer elementos para a construção da historiografia em determinada época, lugar e sociedade. Assim, o presente trabalho faz uma análise das possibilidades do estudo de manifestações culturais afro-brasileiras no ensino de História a partir da literatura brasileira, focando em especial na literatura maranhense. Discutiu-se as diretrizes para a elaboração de um material didático (manual) que trate da relação entre História e Literatura, mais especificamente de como trabalhar a Literatura em sala de aula como possibilidade desta constituir uma ferramenta importante para se incluir conteúdos como História e identidade nacional. A proposta também enfatizou a literatura afro-brasileira buscando instituir formas de pensar e problematizar as realidades da população negra no Brasil, neste caso aqui específico, incluiu-se debate acerca do negro no Maranhão
Palavras-chave: Ensino de História
Literatura Maranhense
Cultura Afro-brasileira
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

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