Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/52
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Clécia Assunção-
dc.date.accessioned2017-11-22T15:39:09Z-
dc.date.available2017-11-22T15:39:09Z-
dc.date.issued2017-03-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/52-
dc.description147 f Dissertação (Mestrado em História, Ensino e Narrativas) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2017. Orientador: Profa. Dra.Tatiana Raquel Reis Silva.-
dc.description.abstractA temática africana e afro-brasileira remete a uma longa trajetória de debates e polêmicas, constituindo-se como tema de fortes significações políticas e sociais, no âmbito da sociedade brasileira. Sua transformação em conteúdo curricular obrigatório da Educação Básica, a partir da Lei 10.639/03 e de suas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira, tem gerado novas tensões e dilemas de ordem política, pedagógica e historiográfica, entre outras. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as relações existentes entre o texto literário e conceitos como: cultura, identidade e memória; reconhecer a literatura como suporte para o trabalhar conteúdos como História e identidades nacional; compreender a literatura como fonte histórica; fornecer subsídios para o uso da literatura maranhense na sala de aula, de forma a possibilitar o resgate da história da população negra e afro-brasileira; e coletar dados sobre a identidade do negro na construção cultural, social e histórica na obra literária “Os Tambores de São Luís” de Josué Montello. A partir do exposto pensou-se a literatura como uma “nova” possibilidade de pesquisa para a História, podendo fornecer elementos para a construção da historiografia em determinada época, lugar e sociedade. Assim, o presente trabalho faz uma análise das possibilidades do estudo de manifestações culturais afro-brasileiras no ensino de História a partir da literatura brasileira, focando em especial na literatura maranhense. Discutiu-se as diretrizes para a elaboração de um material didático (manual) que trate da relação entre História e Literatura, mais especificamente de como trabalhar a Literatura em sala de aula como possibilidade desta constituir uma ferramenta importante para se incluir conteúdos como História e identidade nacional. A proposta também enfatizou a literatura afro-brasileira buscando instituir formas de pensar e problematizar as realidades da população negra no Brasil, neste caso aqui específico, incluiu-se debate acerca do negro no Maranhãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectLiteratura Maranhensept_BR
dc.subjectCultura Afro-brasileirapt_BR
dc.titleA literatura Maranhense como fonte no ensino de história e literatura afro-brasileira: análise e propostas didáticas sobre "Os Tambores de São Luís" de Josué Montellopt_BR
dc.typedissertationpt_BR
dc.identifier.cduD 37:821.134.3(812.1)-34-
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLÉCIA ASSUNÇÃO SILVA.pdf4.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.