Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4905
Título: | Uma proposta pedagógica para o ensino de equações lineares por meio da metodologia da resolução de problemas para os anos finais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | A pedagogical proposal for teaching linear equations through the problem-solving methodology for the final years of elementary school |
Autor(es): | Santos, Alessandra Silva dos Garcez, Ana Beatriz Ribeiro Silva, Francisca Taislane Balduino da |
Orientador: | Barbosa, Mauro Guterres |
Membro da Banca: | Melo , Rayane de Jesus Santos |
Membro da Banca: | Silva, Elvys Wagner Ferreira da |
Data do documento: | 2025-02-06 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A presente pesquisa tem o objetivo de apresentar Uma Proposta Pedagógica para o Ensino de Equações Lineares por meio da Metodologia da Resolução de Problemas para os Anos Finais do Ensino Fundamental. A proposta foi aplicada com alunos do 8º ano de uma escola da rede pública municipal. Para embasar a presente proposta, foram realizados levantamentos sobre pesquisas que abordam a metodologia da resolução de problemas. A pesquisa envolveu análises de artigos presentes nos Anais do XIII do Encontro Nacional de Educação Matemática- ENEM, sobre o ensino da metodologia da resolução de problemas nos Anos Finais do Ensino Fundamental. O estudo adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa, visando compreender a relação do ensino da metodologia da resolução de problemas com objeto de conhecimento equação linear. Nesse contexto, destaca-se como essa metodologia se faz presente no ensino crítico da matemática, na sua contribuição para unidade temática Álgebra. Como resultado, conclui-se que aplicação da resolução de problema como metodologia de ensino promove uma aprendizagem matemática significativa, mais dinâmica e interativa, visto que os alunos utilizem e coloquem em prática seus conhecimentos adquiridos em sala de aula |
Resumo: | The present research aims to present a Pedagogical Proposal for Teaching Linear Equations through the Problem Solving Methodology for the Final Years of Elementary School. The proposal was applied to 8th year students at a municipal public school. To support this proposal, surveys were carried out on research that addresses problem-solving methodology. The research involved analysis of articles present in the Annals of the XIII of the National Meeting of Mathematics Education - ENEM, on teaching problem-solving methodology in the Final Years of Elementary School. The study adopted a qualitative and quantitative approach, aiming to understand the relationship between teaching problem-solving methodology and the linear equation object of knowledge. In this context, it stands out how this methodology is present in the critical teaching of mathematics, in its contribution to the thematic unit Algebra. As a result, it is concluded that the application of problem solving as a teaching methodology promotes significant, more dynamic and interactive mathematical learning, as students use and put into practice their knowledge acquired in the classroom. |
Palavras-chave: | Álgebra Equação Linear Resolução de Problemas Ensino fundamental Algebra Linear Equation Troubleshooting Elementary education |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC – ALESSANDRA SILVA DOS SANTOS,ANA BEATRIZ RIBEIRO GARCEZ ARAÚJO, FRANCISCA TAISLANE BALDUINO DA SILVA – LIC. EM MATEMÁTICA – CECEN UEMA 2025.pdf | PDF A | 978.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.