Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4905
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Alessandra Silva dos-
dc.creatorGarcez, Ana Beatriz Ribeiro-
dc.creatorSilva, Francisca Taislane Balduino da-
dc.date.accessioned2025-05-28T12:21:22Z-
dc.date.available2025-05-28-
dc.date.available2025-05-28T12:21:22Z-
dc.date.issued2025-02-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Alessandra Silva dos. Uma proposta pedagógica para o ensino de equações lineares por meio da metodologia da resolução de problemas para os anos finais do ensino fundamental. 2025. 90 f. TCC (Licenciatura em Matemática) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4905pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4905-
dc.description.abstractThe present research aims to present a Pedagogical Proposal for Teaching Linear Equations through the Problem Solving Methodology for the Final Years of Elementary School. The proposal was applied to 8th year students at a municipal public school. To support this proposal, surveys were carried out on research that addresses problem-solving methodology. The research involved analysis of articles present in the Annals of the XIII of the National Meeting of Mathematics Education - ENEM, on teaching problem-solving methodology in the Final Years of Elementary School. The study adopted a qualitative and quantitative approach, aiming to understand the relationship between teaching problem-solving methodology and the linear equation object of knowledge. In this context, it stands out how this methodology is present in the critical teaching of mathematics, in its contribution to the thematic unit Algebra. As a result, it is concluded that the application of problem solving as a teaching methodology promotes significant, more dynamic and interactive mathematical learning, as students use and put into practice their knowledge acquired in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectEquação Linearpt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAlgebrapt_BR
dc.subjectLinear Equationpt_BR
dc.subjectTroubleshootingpt_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.titleUma proposta pedagógica para o ensino de equações lineares por meio da metodologia da resolução de problemas para os anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeA pedagogical proposal for teaching linear equations through the problem-solving methodology for the final years of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Mauro Guterres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6202191980533317pt_BR
dc.contributor.referee1Melo , Rayane de Jesus Santos-
dc.contributor.referee2Silva, Elvys Wagner Ferreira da-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem o objetivo de apresentar Uma Proposta Pedagógica para o Ensino de Equações Lineares por meio da Metodologia da Resolução de Problemas para os Anos Finais do Ensino Fundamental. A proposta foi aplicada com alunos do 8º ano de uma escola da rede pública municipal. Para embasar a presente proposta, foram realizados levantamentos sobre pesquisas que abordam a metodologia da resolução de problemas. A pesquisa envolveu análises de artigos presentes nos Anais do XIII do Encontro Nacional de Educação Matemática- ENEM, sobre o ensino da metodologia da resolução de problemas nos Anos Finais do Ensino Fundamental. O estudo adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa, visando compreender a relação do ensino da metodologia da resolução de problemas com objeto de conhecimento equação linear. Nesse contexto, destaca-se como essa metodologia se faz presente no ensino crítico da matemática, na sua contribuição para unidade temática Álgebra. Como resultado, conclui-se que aplicação da resolução de problema como metodologia de ensino promove uma aprendizagem matemática significativa, mais dinâmica e interativa, visto que os alunos utilizem e coloquem em prática seus conhecimentos adquiridos em sala de aulapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias 



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.