Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/36
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinheiro, Ilma do Socorro Santana | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-14T14:56:38Z | - |
dc.date.available | 2017-11-14T14:56:38Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/36 | - |
dc.description | 133 f. Dissertação (Mestrado História, Ensino e Narrativas) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2017. Orientador: Profa. Dra. Viviane Oliveira Barbosa | - |
dc.description.abstract | Toma-se como elemento de reflexão nesse estudo o Projeto Educação de Jovens e Adultos e Escolarização de Alfabetizadores PRONERA/UEMA/FETAEMA/FACT, com atividades concretizadas no período de 2007 a 2009 em quatro municípios maranhenses. A pesquisa definiu eixos norteadores para melhor apreensão da temática a partir das seguintes questões: como o Governo Federal apresenta e realiza políticas públicas para a alfabetização de jovens e adultos no Programa Nacional de Educação em Reforma Agrária (PRONERA) no Brasil e no Maranhão? Até que ponto o PRONERA contribuiu para a ascensão social das educadoras egressas do projeto no assentamento Cajazeira, em Barra do Corda-MA? Assim, os objetivos da pesquisa se concentram na análise dos impactos do PRONERA no assentamento Cajazeira no município de Barra do Corda- MA, a partir do processo de escolarização das mulheres educadoras da Educação de Jovens e Adultos. Toma-se como procedimento metodológico o levantamento e análise de documentos, e a pesquisa de campo, com a realização de entrevistas com egressas do PRONERA, fazendo-se uso da História Oral e da análise de memórias que permitem reconstruir histórias de mulheres do campo. Este estudo conclui que apesar das desigualdades sociais, as educadoras do PRONERA buscam a sua autonomia e a ascensão social por meio da educação, e a escolarização recebida no PRONERA foi fator preponderante para que elas prosseguissem nos estudos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | PRONERA | pt_BR |
dc.title | O PRONERA e a educação do campo em Barra do Corda – MA: formação, mulher do campo e cidadania | pt_BR |
dc.type | dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ILMA DO SOCORRO SANTANA PINHEIRO.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.