Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/36
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Ilma do Socorro Santana-
dc.date.accessioned2017-11-14T14:56:38Z-
dc.date.available2017-11-14T14:56:38Z-
dc.date.issued2017-06-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/36-
dc.description133 f. Dissertação (Mestrado História, Ensino e Narrativas) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2017. Orientador: Profa. Dra. Viviane Oliveira Barbosa-
dc.description.abstractToma-se como elemento de reflexão nesse estudo o Projeto Educação de Jovens e Adultos e Escolarização de Alfabetizadores PRONERA/UEMA/FETAEMA/FACT, com atividades concretizadas no período de 2007 a 2009 em quatro municípios maranhenses. A pesquisa definiu eixos norteadores para melhor apreensão da temática a partir das seguintes questões: como o Governo Federal apresenta e realiza políticas públicas para a alfabetização de jovens e adultos no Programa Nacional de Educação em Reforma Agrária (PRONERA) no Brasil e no Maranhão? Até que ponto o PRONERA contribuiu para a ascensão social das educadoras egressas do projeto no assentamento Cajazeira, em Barra do Corda-MA? Assim, os objetivos da pesquisa se concentram na análise dos impactos do PRONERA no assentamento Cajazeira no município de Barra do Corda- MA, a partir do processo de escolarização das mulheres educadoras da Educação de Jovens e Adultos. Toma-se como procedimento metodológico o levantamento e análise de documentos, e a pesquisa de campo, com a realização de entrevistas com egressas do PRONERA, fazendo-se uso da História Oral e da análise de memórias que permitem reconstruir histórias de mulheres do campo. Este estudo conclui que apesar das desigualdades sociais, as educadoras do PRONERA buscam a sua autonomia e a ascensão social por meio da educação, e a escolarização recebida no PRONERA foi fator preponderante para que elas prosseguissem nos estudos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectPRONERApt_BR
dc.titleO PRONERA e a educação do campo em Barra do Corda – MA: formação, mulher do campo e cidadaniapt_BR
dc.typedissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ILMA DO SOCORRO SANTANA PINHEIRO.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.