Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1819
Título: O uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa no desenvolvimento do vocabulário de crianças pré-escolares com autismo: um estudo em uma escola da rede municipal de São Luís
Autor(es): Pereira, Petronilha Morais Moreira
Data do documento: 2022-10-17
Editor: UEMA
Resumo: Nesta pesquisa, pretendeu-se estudar o desenvolvimento da habilidade precursora da alfabetização, vocabulário, em alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA na etapa pré-escolar da educação infantil na Rede Pública Municipal de São Luís - MA. Para tanto, apresenta-se a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), categoria da Tecnologia Assistiva (TA), sendo esta sub-ramo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC), como ferramenta didático-pedagógica para auxiliar o desenvolvimento educativo desses estudantes. Objetivou-se, então, investigar como o uso da CAA influencia na formação do vocabulário de crianças com autismo em etapa pré-escolar. Nessa perspectiva, quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa aplicada descritiva e exploratória, a partir de uma abordagem de natureza qualitativa, a ser realizada por meio de observação e aplicação de entrevistas semiestruturadas com professor da sala de recursos de uma escola da rede municipal de São Luís – MA, acerca das estratégias e práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento de vocabulário em crianças pré-escolares que se encontram no espectro autista
Palavras-chave: Comunicação alternativa
Vocabulário
TEA
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao e Produto_PETRONILHA_MORAIS_MOREIRA_PEREIRA_1 - PDF-A.pdf25.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.