Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1819
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Petronilha Morais Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-27T19:48:49Z | - |
dc.date.available | 2023-04-27T19:48:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
dc.identifier.other | D376-056.36(812.1) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1819 | - |
dc.description | 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação inclusiva) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2022. Orientadora: Profa. Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta pesquisa, pretendeu-se estudar o desenvolvimento da habilidade precursora da alfabetização, vocabulário, em alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA na etapa pré-escolar da educação infantil na Rede Pública Municipal de São Luís - MA. Para tanto, apresenta-se a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), categoria da Tecnologia Assistiva (TA), sendo esta sub-ramo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC), como ferramenta didático-pedagógica para auxiliar o desenvolvimento educativo desses estudantes. Objetivou-se, então, investigar como o uso da CAA influencia na formação do vocabulário de crianças com autismo em etapa pré-escolar. Nessa perspectiva, quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa aplicada descritiva e exploratória, a partir de uma abordagem de natureza qualitativa, a ser realizada por meio de observação e aplicação de entrevistas semiestruturadas com professor da sala de recursos de uma escola da rede municipal de São Luís – MA, acerca das estratégias e práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento de vocabulário em crianças pré-escolares que se encontram no espectro autista | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Comunicação alternativa | pt_BR |
dc.subject | Vocabulário | pt_BR |
dc.subject | TEA | pt_BR |
dc.title | O uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa no desenvolvimento do vocabulário de crianças pré-escolares com autismo: um estudo em uma escola da rede municipal de São Luís | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao e Produto_PETRONILHA_MORAIS_MOREIRA_PEREIRA_1 - PDF-A.pdf | 25.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.