Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1635
Título: | Uma proposta pedagógica com materiais concretos para o ensino de geometria espacial com estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do estado do Maranhão |
Autor(es): | Vidal, Carlos Andre Sousa |
Palavras-chave: | Ensino Espacial Geometria Laboratório Matemática Materiais Manipuláveis Sólidos |
Data do documento: | 11-Ago-2022 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | Esta proposta pedagógica decorre de uma pesquisa que teve a sua gênese a partir da detecção de um dos grandes problemas desafiadores das escolas na atualidade, a busca por novas metodologias pedagógico-didáticas que atendam às necessidades da sociedade contemporânea e que possam contribuir com a diminuição dos problemas apresentados na educação do país. O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em uma escola pública estadual do município de São Luís - MA cujo interesse foi investigar a eficácia do uso de materiais concretos para o ensino de Geometria Espacial. Considerando-se que o aprendizado dos conteúdos matemáticos não se restringe apenas em lidar com conhecimentos abstratos, partimos da hipótese de que outros conhecimentos, como os concretos e interativos, podem ser mais eficazes para lidar com tais sutilezas. O uso de material concreto no ensino de Geometria Espacial é um dos muitos métodos de ensino; tratando-se de conhecimentos Geométricos, em todas as direções que você olhar, haverá uma figura espacial ou sua representação fazendo jus a esse entendimento. Essa proposta pedagógica buscou compreender as possibilidades e os reflexos que o uso dos materiais concretos podem trazer para o ensino de Geometria Espacial. Os sujeitos dessa pesquisa foram alunos do 3° ano do ensino médio em uma escola pública situada nesta cidade. Dessa forma, o ensino da Geometria Espacial foi conduzido de uma maneira mais diferenciada e atrativa, assegurando aos alunos um ensino mais eficaz, tendo como metodologia a confecção e manipulação de sólidos geométricos, proporcionando um ensino mais acessível e menos abstrato, com uma prática contextualizada e articulada com conceitos, leis e fórmulas matemáticas. |
Descrição: | 122 f. Monografia (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2022. Orientador: Prof. Me. Antônio Magno Barros. |
URI: | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1635 |
Aparece nas coleções: | MONOGRAFIAS DE MATEMÁTICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC DEFINITO CARLOS VIDAL.pdf | 17.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.