Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1635
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVidal, Carlos Andre Sousa-
dc.date.accessioned2022-11-23T16:55:21Z-
dc.date.available2022-11-23T16:55:21Z-
dc.date.issued2022-08-11-
dc.identifier.otherCDU: M 514.114:373.5(812.1)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1635-
dc.description122 f. Monografia (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2022. Orientador: Prof. Me. Antônio Magno Barros.pt_BR
dc.description.abstractEsta proposta pedagógica decorre de uma pesquisa que teve a sua gênese a partir da detecção de um dos grandes problemas desafiadores das escolas na atualidade, a busca por novas metodologias pedagógico-didáticas que atendam às necessidades da sociedade contemporânea e que possam contribuir com a diminuição dos problemas apresentados na educação do país. O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em uma escola pública estadual do município de São Luís - MA cujo interesse foi investigar a eficácia do uso de materiais concretos para o ensino de Geometria Espacial. Considerando-se que o aprendizado dos conteúdos matemáticos não se restringe apenas em lidar com conhecimentos abstratos, partimos da hipótese de que outros conhecimentos, como os concretos e interativos, podem ser mais eficazes para lidar com tais sutilezas. O uso de material concreto no ensino de Geometria Espacial é um dos muitos métodos de ensino; tratando-se de conhecimentos Geométricos, em todas as direções que você olhar, haverá uma figura espacial ou sua representação fazendo jus a esse entendimento. Essa proposta pedagógica buscou compreender as possibilidades e os reflexos que o uso dos materiais concretos podem trazer para o ensino de Geometria Espacial. Os sujeitos dessa pesquisa foram alunos do 3° ano do ensino médio em uma escola pública situada nesta cidade. Dessa forma, o ensino da Geometria Espacial foi conduzido de uma maneira mais diferenciada e atrativa, assegurando aos alunos um ensino mais eficaz, tendo como metodologia a confecção e manipulação de sólidos geométricos, proporcionando um ensino mais acessível e menos abstrato, com uma prática contextualizada e articulada com conceitos, leis e fórmulas matemáticas.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEspacialpt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectLaboratóriopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMateriaispt_BR
dc.subjectManipuláveispt_BR
dc.subjectSólidospt_BR
dc.titleUma proposta pedagógica com materiais concretos para o ensino de geometria espacial com estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do estado do Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DEFINITO CARLOS VIDAL.pdf17.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.