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Título: Música e Memória na Era Vargas: uma abordagem pedagógica do samba no ensino de História
Autor(es): Silva, Thays Conceição de Jesus Barbosa
Data do documento: 2020-06-19
Editor: UEMA
Resumo: Este trabalho tem como propósito demonstrar a importância do samba como fonte no Ensino de História nas aulas sobre a Era Vargas. Assim, foi feita uma breve história do samba, percorrendo suas linhas constitutivas pela história do Brasil e dialogando com a elaboração de uma memória e identidade nacional produzidas por meio desse gênero musical durante o período estudado. A partir dessas observações, foi elaborado um guia didático para os professores, visando analisar o samba e sua colaboração na consumação da memória e identidade nacional durante o período Varguista, utilizando a metodologia de análise do discurso proposta por Foucault. Defende-se que, com esse objeto de análise, será possível entender melhor o que ocorreu em um dos períodos mais polêmicos da História política do Brasil e que ainda carece de materiais didáticos. Desse modo, o ponto central deste trabalho consiste na análise dos sambas produzidos durante o período que retratem em suas letras o sentimento patriótico e a identidade padrão que o Estado desejava perpetuar na sociedade brasileira. Dessa maneira, será possível que o docente trabalhe esse conteúdo na Educação Básica sob outros prismas que proporcionem ao aluno o desenvolvimento de uma criticidade maior sobre esse contexto, recorrendo a uma fonte histórica tão rica e cheia de ensinamentos como o samba.
Palavras-chave: Ensino de história
Era Vargas
Samba
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

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