Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1576
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Thays Conceição de Jesus Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-28T17:08:48Z | - |
dc.date.available | 2022-10-28T17:08:48Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-19 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 94(81).08:78 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1576 | - |
dc.description | 119 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2020. Orientador: Prof. Dr. Fábio Henrique Monteiro Silva. (Acompanha documento adicional). | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como propósito demonstrar a importância do samba como fonte no Ensino de História nas aulas sobre a Era Vargas. Assim, foi feita uma breve história do samba, percorrendo suas linhas constitutivas pela história do Brasil e dialogando com a elaboração de uma memória e identidade nacional produzidas por meio desse gênero musical durante o período estudado. A partir dessas observações, foi elaborado um guia didático para os professores, visando analisar o samba e sua colaboração na consumação da memória e identidade nacional durante o período Varguista, utilizando a metodologia de análise do discurso proposta por Foucault. Defende-se que, com esse objeto de análise, será possível entender melhor o que ocorreu em um dos períodos mais polêmicos da História política do Brasil e que ainda carece de materiais didáticos. Desse modo, o ponto central deste trabalho consiste na análise dos sambas produzidos durante o período que retratem em suas letras o sentimento patriótico e a identidade padrão que o Estado desejava perpetuar na sociedade brasileira. Dessa maneira, será possível que o docente trabalhe esse conteúdo na Educação Básica sob outros prismas que proporcionem ao aluno o desenvolvimento de uma criticidade maior sobre esse contexto, recorrendo a uma fonte histórica tão rica e cheia de ensinamentos como o samba. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Era Vargas | pt_BR |
dc.subject | Samba | pt_BR |
dc.title | Música e Memória na Era Vargas: uma abordagem pedagógica do samba no ensino de História | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - THAYS CONCEIÇÃO DE JESUS BARBOSA SILVA (2).pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto da dissertação (1).pdf | 4.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.