Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1576
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Thays Conceição de Jesus Barbosa-
dc.date.accessioned2022-10-28T17:08:48Z-
dc.date.available2022-10-28T17:08:48Z-
dc.date.issued2020-06-19-
dc.identifier.otherCDU: D 94(81).08:78-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1576-
dc.description119 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2020. Orientador: Prof. Dr. Fábio Henrique Monteiro Silva. (Acompanha documento adicional).pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como propósito demonstrar a importância do samba como fonte no Ensino de História nas aulas sobre a Era Vargas. Assim, foi feita uma breve história do samba, percorrendo suas linhas constitutivas pela história do Brasil e dialogando com a elaboração de uma memória e identidade nacional produzidas por meio desse gênero musical durante o período estudado. A partir dessas observações, foi elaborado um guia didático para os professores, visando analisar o samba e sua colaboração na consumação da memória e identidade nacional durante o período Varguista, utilizando a metodologia de análise do discurso proposta por Foucault. Defende-se que, com esse objeto de análise, será possível entender melhor o que ocorreu em um dos períodos mais polêmicos da História política do Brasil e que ainda carece de materiais didáticos. Desse modo, o ponto central deste trabalho consiste na análise dos sambas produzidos durante o período que retratem em suas letras o sentimento patriótico e a identidade padrão que o Estado desejava perpetuar na sociedade brasileira. Dessa maneira, será possível que o docente trabalhe esse conteúdo na Educação Básica sob outros prismas que proporcionem ao aluno o desenvolvimento de uma criticidade maior sobre esse contexto, recorrendo a uma fonte histórica tão rica e cheia de ensinamentos como o samba.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEra Vargaspt_BR
dc.subjectSambapt_BR
dc.titleMúsica e Memória na Era Vargas: uma abordagem pedagógica do samba no ensino de Históriapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - THAYS CONCEIÇÃO DE JESUS BARBOSA SILVA (2).pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto da dissertação (1).pdf4.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.