Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1387
Título: A África e os Africanos no cinema: imagens em movimento como recurso didático para o Ensino de História
Autor(es): Mota, Jeferson Gonçalves
Data do documento: 2019-05-15
Editor: UEMA
Resumo: Em um momento em que os historiadores são chamados a refletirem suas práticas, muito atrelada à renovação experimentada no campo historiográfico, ou seja, com o surgimento da Nova História, novas técnicas de abordagens e novos objetos foram incorporados ao campo. Desse modo, o cinema e outras linguagens apresentam-se como novas ferramentas metodológicas para o trabalho que se pretende chamar de historiográfico. De modo semelhante, os estudos que tratam de África apesar de terem dado um salto quantitativo nas últimas décadas, ainda se mostram incipientes se comparados a outras vertentes de preocupações entre os historiadores. Sob este prisma, portanto, o presente trabalho tem por objetivo construir sequências didáticas para o ensino de História da África através do cinema. Para tanto, analisam-se os principais discursos responsáveis pelo processo de invenção da África, as relações entre cinema e História, abordando o momento em que esta linguagem passou a ser incorporada como monumento legítimo dos historiadores, e como o cinema pode ser utilizado como ferramenta pedagógica dentro da sala de aula.
Palavras-chave: Ensino de História
Cinema
História da África
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Texto-Dissertativo-produto-educacional-Jefferson-Mota.pdf1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.