Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1387
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMota, Jeferson Gonçalves-
dc.date.accessioned2022-08-10T18:17:01Z-
dc.date.available2022-08-10T18:17:01Z-
dc.date.issued2019-05-15-
dc.identifier.citationSOBRENOME, Nome do autor. Título da dissertação. 20XX. XXf. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Centro de Educação, ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 20XX. Disponível em:-
dc.identifier.otherCDU: D 94(6):778.5-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1387-
dc.description125 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2019. Orientadora: Profa. Dra. Viviane de Oliveira Barbosa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectHistória da Áfricapt_BR
dc.titleA África e os Africanos no cinema: imagens em movimento como recurso didático para o Ensino de Históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEm um momento em que os historiadores são chamados a refletirem suas práticas, muito atrelada à renovação experimentada no campo historiográfico, ou seja, com o surgimento da Nova História, novas técnicas de abordagens e novos objetos foram incorporados ao campo. Desse modo, o cinema e outras linguagens apresentam-se como novas ferramentas metodológicas para o trabalho que se pretende chamar de historiográfico. De modo semelhante, os estudos que tratam de África apesar de terem dado um salto quantitativo nas últimas décadas, ainda se mostram incipientes se comparados a outras vertentes de preocupações entre os historiadores. Sob este prisma, portanto, o presente trabalho tem por objetivo construir sequências didáticas para o ensino de História da África através do cinema. Para tanto, analisam-se os principais discursos responsáveis pelo processo de invenção da África, as relações entre cinema e História, abordando o momento em que esta linguagem passou a ser incorporada como monumento legítimo dos historiadores, e como o cinema pode ser utilizado como ferramenta pedagógica dentro da sala de aula.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - PPGHISTpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Texto-Dissertativo-produto-educacional-Jefferson-Mota.pdf1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.