Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/782
Título: | A beleza dos números e de suas propriedades: uma abordagem histórica para o ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | The beauty of numbers and their properties: a historical approach to high school |
Autor(es): | Araújo, Cléssio da Silva |
Data do documento: | 2018-07-19 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | O presente trabalho surgiu de uma necessidade de proporcionar aos alunos do Ensino Médio uma visão complementar dos números, a ligação que estes números têm com a natureza, a beleza que suas propriedades apresentam e o enfoque histórico que os alunos muitas vezes desconhecem. Para isso, esse trabalhado é respaldado em autores com grande reputação sobre o tema como Ian Stewart, Georges Ifrah, Howard Eves, entre outros. A obra clássica de Ifrah “Os números: a história de uma grande invenção” narra, de maneira simples e interessante, a origem dos números e como eles sofreram grandes alterações no decorrer dos séculos, até chegar nos algarismos que utilizamos hoje. Já as obras de Stewart e Eves desenvolvem temáticas extremamente fascinantes acerca da Matemática e de suas propriedades. Dividido em três capítulos, este trabalho tenta, de maneira inovadora, apresentar o mundo dos números como um universo simples, envolvente e essencialmente regido por padrões, reafirmando, assim, a tão célebre frase de Pitágoras de que os números governam o mundo. |
Palavras-chave: | Padrão numérico História dos números Contagem Sequências Numerical pattern History of numbers Score Sequences |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_CLESSIO ARAUJO_1 PDF-A.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.