Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/782
Título: A beleza dos números e de suas propriedades: uma abordagem histórica para o ensino médio
Título(s) alternativo(s): The beauty of numbers and their properties: a historical approach to high school
Autor(es): Araújo, Cléssio da Silva
Data do documento: 2018-07-19
Editor: UEMA
Resumo: O presente trabalho surgiu de uma necessidade de proporcionar aos alunos do Ensino Médio uma visão complementar dos números, a ligação que estes números têm com a natureza, a beleza que suas propriedades apresentam e o enfoque histórico que os alunos muitas vezes desconhecem. Para isso, esse trabalhado é respaldado em autores com grande reputação sobre o tema como Ian Stewart, Georges Ifrah, Howard Eves, entre outros. A obra clássica de Ifrah “Os números: a história de uma grande invenção” narra, de maneira simples e interessante, a origem dos números e como eles sofreram grandes alterações no decorrer dos séculos, até chegar nos algarismos que utilizamos hoje. Já as obras de Stewart e Eves desenvolvem temáticas extremamente fascinantes acerca da Matemática e de suas propriedades. Dividido em três capítulos, este trabalho tenta, de maneira inovadora, apresentar o mundo dos números como um universo simples, envolvente e essencialmente regido por padrões, reafirmando, assim, a tão célebre frase de Pitágoras de que os números governam o mundo.
Palavras-chave: Padrão numérico
História dos números
Contagem
Sequências
Numerical pattern
History of numbers
Score
Sequences
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_CLESSIO ARAUJO_1 PDF-A.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.