Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/760
Título: O uso do espaço físico escolar na construção da aprendizagem em geometria: uma proposta de ensino aplicada em Apicum-Açu – MA
Título(s) alternativo(s): The use of school physical space in the construction of learning in geometry: a teaching proposal applied in Apicum-Açu - MA
Autor(es): Ferreira, José Nazareno Sousa
Data do documento: 2018-09-14
Editor: UEMA
Resumo: Em linhas gerais, este trabalho buscou demonstrar como uma abordagem diferenciada corroborou de maneira positiva com ensino aprendizagem com alunos do 3 o série do ensino médio da turma 300 do CE Amado Joaquim no município de Apicum-Açu. Nesse contexto, procurou-se abordar tópicos da geometria utilizando figuras geométricas presentes dentro de sala de aula e em seus arredores. Para ter um arcabouço teórico foi feito uma análise bibliográfica em livros e artigos sobre a temática. Posteriormente constatou-se o perfil dos alunos da turma através de questionário e para verificar o grau de entendimento, os alunos foram submetidos a exercícios de geometria de livros didáticos. Após ter constatado o nível que os alunos se encontravam foi feito um planejamento para aula. Nessa aula os alunos foram convidados a participar ativamente na construção do conhecimento no tocante a verificação das figuras geométrica na construção de questões e na resolução das mesmas. Dessa forma, verificou-se que, de fato, uma aula ativa, que utiliza exemplos do dia-a-dia, ferramentas concretas muda olhar do discente. Portanto, esse ânimo em “querer aprender” muda a forma como aluno encara a geometria.
Palavras-chave: Geometria
Aprendizagem
Ensino médio
Geometry
Learning
High school
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIZSSERTAÇÃO_JOSÉ FERREIRA_1 PDF-A.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.