Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/760
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, José Nazareno Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-11T22:56:47Z | - |
dc.date.available | 2019-09-11T22:56:47Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-14 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/760 | - |
dc.description | 69. fDissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018.Orientador: Prof. Dr. José Antônio Pires Ferreira Marão. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em linhas gerais, este trabalho buscou demonstrar como uma abordagem diferenciada corroborou de maneira positiva com ensino aprendizagem com alunos do 3 o série do ensino médio da turma 300 do CE Amado Joaquim no município de Apicum-Açu. Nesse contexto, procurou-se abordar tópicos da geometria utilizando figuras geométricas presentes dentro de sala de aula e em seus arredores. Para ter um arcabouço teórico foi feito uma análise bibliográfica em livros e artigos sobre a temática. Posteriormente constatou-se o perfil dos alunos da turma através de questionário e para verificar o grau de entendimento, os alunos foram submetidos a exercícios de geometria de livros didáticos. Após ter constatado o nível que os alunos se encontravam foi feito um planejamento para aula. Nessa aula os alunos foram convidados a participar ativamente na construção do conhecimento no tocante a verificação das figuras geométrica na construção de questões e na resolução das mesmas. Dessa forma, verificou-se que, de fato, uma aula ativa, que utiliza exemplos do dia-a-dia, ferramentas concretas muda olhar do discente. Portanto, esse ânimo em “querer aprender” muda a forma como aluno encara a geometria. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Geometry | - |
dc.subject | Learning | - |
dc.subject | High school | - |
dc.title | O uso do espaço físico escolar na construção da aprendizagem em geometria: uma proposta de ensino aplicada em Apicum-Açu – MA | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of school physical space in the construction of learning in geometry: a teaching proposal applied in Apicum-Açu - MA | - |
dc.type | dissertation | pt_BR |
dc.identifier.cdu | D 514:373.5(812.1) | - |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIZSSERTAÇÃO_JOSÉ FERREIRA_1 PDF-A.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.