Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/758
Título: A importância da educação matemática na formação do pedagogo: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MA
Título(s) alternativo(s): The importance of mathematics education in pedagogue training: a study with pedagogy students at a private institution in Paço do Lumiar - MA
Autor(es): Damaceno, Darcio Pereira
Data do documento: 2018
Editor: UEMA
Resumo: Esta investigação teve como objetivo discutir o contexto da formação dos pedagogos para o ensino da matemática nas series do ensino fundamental, bem como pensar as metodologias educacionais e os espaços pedagógicos, considerando as demandas contemporˆaneas, um percurso que questiona os significados construídos pelo professor pedagogo, enquanto mediador do conhecimento matemático. O estudo teve uma abordagem de natureza qualitativa, com embasamento metodol´ogico da engenharia did´atica. No quadro te´orico analisou-se documentos oficiais, resultados de avaliações em larga escala voltadas para os anos iniciais do ensino fundamental e autores que discorrem sobre a formação matemática do pedagogo no ensino dos anos iniciais. O estudo foi norteado pelas quest˜oes de pesquisa: Qual a percepção dos estudantes de pedagogia sobre sua formação, para o exercício da docência da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? Quais seriam os conhecimentos matemáticos necessários à formação do pedagogo, para ensinar Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? Os Fundamentos Teórico-Metodológico da Matemática abordados no curso de pedagogia contribuem para uma formação do pedagogo com conhecimentos sólidos voltados para a futura prática docente? A pesquisa mostrou que: Menos de 30% dos discentes têm plena convicção de estarem aptos a lecionar a disciplina nos anos iniciais; Os discentes de pedagogia não tinham dificuldades de realizarem soma de números naturais de até três algarismos, mas apresentaram certa dificuldade com divisão por n´umeros de até dois dígitos, e uma dificuldade mais acentuada quando envolvia mais de duas operações no mesmo problema; E que é generalizada nas instituições de ensino superior, responsáveis pela a formação do profissional de pedagogia, a disponibilização de um currículo com pouca ênfase no ensino da Matemática.
Palavras-chave: Matemática
Pedagogo
Ensino fundamental
Mathematics
Pedagogue
Elementary School
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-DARCIO DAMACENO_1 PDF-A.pdf3.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.