Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/758
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDamaceno, Darcio Pereira-
dc.date.accessioned2019-09-11T22:36:03Z-
dc.date.available2019-09-11T22:36:03Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/758-
dc.description120 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2018. Orientador: Prof. Dr. Raimundo José Barbosa Brandãopt_BR
dc.description.abstractEsta investigação teve como objetivo discutir o contexto da formação dos pedagogos para o ensino da matemática nas series do ensino fundamental, bem como pensar as metodologias educacionais e os espaços pedagógicos, considerando as demandas contemporˆaneas, um percurso que questiona os significados construídos pelo professor pedagogo, enquanto mediador do conhecimento matemático. O estudo teve uma abordagem de natureza qualitativa, com embasamento metodol´ogico da engenharia did´atica. No quadro te´orico analisou-se documentos oficiais, resultados de avaliações em larga escala voltadas para os anos iniciais do ensino fundamental e autores que discorrem sobre a formação matemática do pedagogo no ensino dos anos iniciais. O estudo foi norteado pelas quest˜oes de pesquisa: Qual a percepção dos estudantes de pedagogia sobre sua formação, para o exercício da docência da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? Quais seriam os conhecimentos matemáticos necessários à formação do pedagogo, para ensinar Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? Os Fundamentos Teórico-Metodológico da Matemática abordados no curso de pedagogia contribuem para uma formação do pedagogo com conhecimentos sólidos voltados para a futura prática docente? A pesquisa mostrou que: Menos de 30% dos discentes têm plena convicção de estarem aptos a lecionar a disciplina nos anos iniciais; Os discentes de pedagogia não tinham dificuldades de realizarem soma de números naturais de até três algarismos, mas apresentaram certa dificuldade com divisão por n´umeros de até dois dígitos, e uma dificuldade mais acentuada quando envolvia mais de duas operações no mesmo problema; E que é generalizada nas instituições de ensino superior, responsáveis pela a formação do profissional de pedagogia, a disponibilização de um currículo com pouca ênfase no ensino da Matemática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMathematics-
dc.subjectPedagogue-
dc.subjectElementary School-
dc.titleA importância da educação matemática na formação do pedagogo: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MApt_BR
dc.title.alternativeThe importance of mathematics education in pedagogue training: a study with pedagogy students at a private institution in Paço do Lumiar - MA-
dc.typedissertationpt_BR
dc.identifier.cduD 51:377.8(812.1)-
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-DARCIO DAMACENO_1 PDF-A.pdf3.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.