Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5709
Título: Arquitetura e o TEA: estudo preliminar de uma escola infantil inclusiva para alunos autistas em São Luís, Maranhão
Título(s) alternativo(s): Architecture and ASD: A preliminary study of an inclusive preschool for autistic students in São Luís, Maranhão.
Autor(es): Martins, Jessica Thane
Orientador: Feitosa, Nairama Pereira Barriga
Membro da Banca: Zenkner, Thaís Trovão dos Santos
Membro da Banca: Rocha, Claudia Sopas
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho de pesquisa se deu por meio da seguinte temática: ARQUITETURA E O TEA: estudo preliminar de uma escola infantil inclusiva para alunos autistas em São Luís, Maranhão, tema de grande importância para no contexto da arquitetura escolar, pois no que tange a mesma, algumas barreiras ainda precisam ser rompidas, para que se exerça uma educação de qualidade no ambiente escolar. Esta pesquisa tem por objetivo propor um estudo preliminar de uma escola inclusiva para alunos autistas, através da investigação da história da arquitetura escolar no Brasil e seus efeitos na educação brasileira, da análise de projetos inclusivos voltados para o público TEA e identificação dos parâmetros necessários para se construir para esse público, garantido seus direitos de acessibilidade educacional. Para a realização desta pesquisa fez-se um estudo bibliográfico, através de referenciais teóricos, como: Baltar (2001), Dórea (2000), Kowaltowski (2011), Resende (2021), Vasconcellos (2020), entre outros, permitindo os embasamentos e aprendizados necessários na construção do objetivo geral da mesma. Assim, absorvendo os conhecimentos dos conteúdos estudados, pode-se chegar as conclusões necessárias para propor um estudo preliminar de uma escola inclusiva para os alunos com TEA, garantindo o direito de educação e igualdade dos mesmos.
Resumo: This research work was carried out through the following theme: ARCHITECTURE AND TEA: preliminary study of an inclusive children's school for autistic students, in São Luís, Maranhão, a topic of great importance in the context of school architecture, because in terms of it, some barriers still need to be addressed. be broken, in order to exercise quality education in the school environment, this research aims to propose a preliminary study of an inclusive school for autistic students, through the investigation of the history of school architecture in Brazil and its effects on Brazilian education, analysis of inclusive projects aimed at the TEA public and identification of the necessary parameters to build for this public, guaranteeing their rights of educational accessibility. For the success of this research, a bibliographical study was carried out, through theoretical references, such as: Baltar (2001), Dórea (2000), Kowaltowski (2011), Resende (2021), Vasconcellos (2020), among others, allowing the bases and necessary learnings in the construction of the general objective of the same. Thus, absorbing the knowledge of the contents studied, one can arrive as necessary to propose a preliminary study of an inclusive school for students with ASD, guaranteeing their right to education and equality.
Palavras-chave: Arquitetura
Autismo
Escola Infantil
Inclusão
Acessibilidade educacional
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Terapia ocupacional
integração sensorial
Architecture
Autism
Kindergarten
Inclusion
Autism Spectrum Disorder (ASD)
Educational accessibility
Occupational therapy
sensory integration
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - JESSICA THANE MARTINS - ARQUITETURA E URBANISMO CCT UEMA 2022.pdfPDF A10.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.