Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5709| Título: | Arquitetura e o TEA: estudo preliminar de uma escola infantil inclusiva para alunos autistas em São Luís, Maranhão |
| Título(s) alternativo(s): | Architecture and ASD: A preliminary study of an inclusive preschool for autistic students in São Luís, Maranhão. |
| Autor(es): | Martins, Jessica Thane |
| Orientador: | Feitosa, Nairama Pereira Barriga |
| Membro da Banca: | Zenkner, Thaís Trovão dos Santos |
| Membro da Banca: | Rocha, Claudia Sopas |
| Data do documento: | 2022 |
| Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
| Resumo: | Este trabalho de pesquisa se deu por meio da seguinte temática: ARQUITETURA E O TEA: estudo preliminar de uma escola infantil inclusiva para alunos autistas em São Luís, Maranhão, tema de grande importância para no contexto da arquitetura escolar, pois no que tange a mesma, algumas barreiras ainda precisam ser rompidas, para que se exerça uma educação de qualidade no ambiente escolar. Esta pesquisa tem por objetivo propor um estudo preliminar de uma escola inclusiva para alunos autistas, através da investigação da história da arquitetura escolar no Brasil e seus efeitos na educação brasileira, da análise de projetos inclusivos voltados para o público TEA e identificação dos parâmetros necessários para se construir para esse público, garantido seus direitos de acessibilidade educacional. Para a realização desta pesquisa fez-se um estudo bibliográfico, através de referenciais teóricos, como: Baltar (2001), Dórea (2000), Kowaltowski (2011), Resende (2021), Vasconcellos (2020), entre outros, permitindo os embasamentos e aprendizados necessários na construção do objetivo geral da mesma. Assim, absorvendo os conhecimentos dos conteúdos estudados, pode-se chegar as conclusões necessárias para propor um estudo preliminar de uma escola inclusiva para os alunos com TEA, garantindo o direito de educação e igualdade dos mesmos. |
| Resumo: | This research work was carried out through the following theme: ARCHITECTURE AND TEA: preliminary study of an inclusive children's school for autistic students, in São Luís, Maranhão, a topic of great importance in the context of school architecture, because in terms of it, some barriers still need to be addressed. be broken, in order to exercise quality education in the school environment, this research aims to propose a preliminary study of an inclusive school for autistic students, through the investigation of the history of school architecture in Brazil and its effects on Brazilian education, analysis of inclusive projects aimed at the TEA public and identification of the necessary parameters to build for this public, guaranteeing their rights of educational accessibility. For the success of this research, a bibliographical study was carried out, through theoretical references, such as: Baltar (2001), Dórea (2000), Kowaltowski (2011), Resende (2021), Vasconcellos (2020), among others, allowing the bases and necessary learnings in the construction of the general objective of the same. Thus, absorbing the knowledge of the contents studied, one can arrive as necessary to propose a preliminary study of an inclusive school for students with ASD, guaranteeing their right to education and equality. |
| Palavras-chave: | Arquitetura Autismo Escola Infantil Inclusão Acessibilidade educacional Transtorno do Espectro Autista (TEA) Terapia ocupacional integração sensorial Architecture Autism Kindergarten Inclusion Autism Spectrum Disorder (ASD) Educational accessibility Occupational therapy sensory integration |
| Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MONOGRAFIA - JESSICA THANE MARTINS - ARQUITETURA E URBANISMO CCT UEMA 2022.pdf | PDF A | 10.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.