Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5709
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Jessica Thane-
dc.date.accessioned2025-12-17T14:24:04Z-
dc.date.available2025-12-
dc.date.available2025-12-17T14:24:04Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMARTINS, Jessica Thane. Arquitetura e o TEA: estudo preliminar de uma escola infantil inclusiva para alunos autistas em São Luís, Maranhão. 2022. 22f. Monografia (Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2022. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5709pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5709-
dc.description.abstractThis research work was carried out through the following theme: ARCHITECTURE AND TEA: preliminary study of an inclusive children's school for autistic students, in São Luís, Maranhão, a topic of great importance in the context of school architecture, because in terms of it, some barriers still need to be addressed. be broken, in order to exercise quality education in the school environment, this research aims to propose a preliminary study of an inclusive school for autistic students, through the investigation of the history of school architecture in Brazil and its effects on Brazilian education, analysis of inclusive projects aimed at the TEA public and identification of the necessary parameters to build for this public, guaranteeing their rights of educational accessibility. For the success of this research, a bibliographical study was carried out, through theoretical references, such as: Baltar (2001), Dórea (2000), Kowaltowski (2011), Resende (2021), Vasconcellos (2020), among others, allowing the bases and necessary learnings in the construction of the general objective of the same. Thus, absorbing the knowledge of the contents studied, one can arrive as necessary to propose a preliminary study of an inclusive school for students with ASD, guaranteeing their right to education and equality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEscola Infantilpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAcessibilidade educacionalpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectTerapia ocupacionalpt_BR
dc.subjectintegração sensorialpt_BR
dc.subjectArchitecturept_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectKindergartenpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorder (ASD)pt_BR
dc.subjectEducational accessibilitypt_BR
dc.subjectOccupational therapypt_BR
dc.subjectsensory integrationpt_BR
dc.titleArquitetura e o TEA: estudo preliminar de uma escola infantil inclusiva para alunos autistas em São Luís, Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeArchitecture and ASD: A preliminary study of an inclusive preschool for autistic students in São Luís, Maranhão.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDMARTINS, J. T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1025330078713851pt_BR
dc.contributor.advisor1Feitosa, Nairama Pereira Barriga-
dc.contributor.advisor1IDBARRIGA, N. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0768960432750867pt_BR
dc.contributor.referee1Zenkner, Thaís Trovão dos Santos-
dc.contributor.referee1IDZENKNER, T. T. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2858811785394665pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Claudia Sopas-
dc.contributor.referee2IDROCHA, C. S.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa se deu por meio da seguinte temática: ARQUITETURA E O TEA: estudo preliminar de uma escola infantil inclusiva para alunos autistas em São Luís, Maranhão, tema de grande importância para no contexto da arquitetura escolar, pois no que tange a mesma, algumas barreiras ainda precisam ser rompidas, para que se exerça uma educação de qualidade no ambiente escolar. Esta pesquisa tem por objetivo propor um estudo preliminar de uma escola inclusiva para alunos autistas, através da investigação da história da arquitetura escolar no Brasil e seus efeitos na educação brasileira, da análise de projetos inclusivos voltados para o público TEA e identificação dos parâmetros necessários para se construir para esse público, garantido seus direitos de acessibilidade educacional. Para a realização desta pesquisa fez-se um estudo bibliográfico, através de referenciais teóricos, como: Baltar (2001), Dórea (2000), Kowaltowski (2011), Resende (2021), Vasconcellos (2020), entre outros, permitindo os embasamentos e aprendizados necessários na construção do objetivo geral da mesma. Assim, absorvendo os conhecimentos dos conteúdos estudados, pode-se chegar as conclusões necessárias para propor um estudo preliminar de uma escola inclusiva para os alunos com TEA, garantindo o direito de educação e igualdade dos mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - JESSICA THANE MARTINS - ARQUITETURA E URBANISMO CCT UEMA 2022.pdfPDF A10.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.