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Título: Território usado, cultura popular e resistência: análise do circuito graffiti em São Luís-MA
Título(s) alternativo(s): Used territory, popular culture and resistance: an analysis of the graffiti circuit in São Luís-MA.
Autor(es): Cruz, Vanessa Regina Silva
Orientador: Antipon, Livia Cangiano
Membro da Banca: Souza , José Arilson Xavier de
Membro da Banca: Moysés, Mauricio
Data do documento: 2025-07-02
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho foi produzido a partir da admiração e conhecimento prévio sobre as práticas de Graffiti na cidade de São Luís, capital do Maranhão. Nele, buscamos entender quais são as motivações dos agentes – Grafiteiros – nos suportes da cidade e como tais práticas são importantes para a ressignificação da paisagem e dos espaços urbanos de São Luís. O Graffiti é uma manifestação artística visual em movimento e possui relação direta com os sujeitos e com as dinâmicas urbanas da cidade, capaz de condicionar múltiplas percepções e relações no território, estando inserida na paisagem com o poder de modificá-la. Partimos do pressuposto de método abordando a categoria território usado e, a partir de trabalhos de campo e revisão bibliográfica, analisamos o processo segregador de urbanização de São Luís por meio desta arte urbana acessível popularmente e politizada. Nossa interpretação propõe pensar o Graffiti como uma apropriação simbólica e material do espaço urbano, transmitindo diferentes mensagens à população ludovicense, compreendendo assim diferentes forças que constituem o território.
Resumo: This work was produced from admiration for and prior knowledge about Graffiti practices in the city of São Luís, capital of Maranhão. In it, we seek to understand the motivations of the agents – Graffiti artists – in using the city’s surfaces, and how such practices are important for the re-signification of the urban landscape and spaces of São Luís. Graffiti is a visual artistic expression in motion and has a direct relationship with individuals and the city’s urban dynamics, capable of shaping multiple perceptions and relationships within the territory, and is embedded in the landscape with the power to transform it. We start from the methodological premise of the concept of “used territory” and, through fieldwork and literature review, we analyze the segregating urbanization process of São Luís via this accessible and politicized form of urban art. Our interpretation proposes understanding Graffiti as a symbolic and material appropriation of urban space, conveying different messages to the population of São Luís, thus revealing the various forces that shape the territory.
Palavras-chave: Graffiti
São Luís
Paisagem
Urbe
Território
Espaço urbano
Graffiti
Landscape
City
Territory
Urban space
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Geografia - CECEN - UEMA - Monografias

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