Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5619Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Cruz, Vanessa Regina Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-24T13:09:50Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-24 | - |
| dc.date.available | 2025-11-24T13:09:50Z | - |
| dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
| dc.identifier.citation | CRUZ, Vanessa Regina Silva. Território usado, cultura popular e resistência: análise do circuito graffiti em São Luís-MA. 2025. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5619 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5619 | - |
| dc.description.abstract | This work was produced from admiration for and prior knowledge about Graffiti practices in the city of São Luís, capital of Maranhão. In it, we seek to understand the motivations of the agents – Graffiti artists – in using the city’s surfaces, and how such practices are important for the re-signification of the urban landscape and spaces of São Luís. Graffiti is a visual artistic expression in motion and has a direct relationship with individuals and the city’s urban dynamics, capable of shaping multiple perceptions and relationships within the territory, and is embedded in the landscape with the power to transform it. We start from the methodological premise of the concept of “used territory” and, through fieldwork and literature review, we analyze the segregating urbanization process of São Luís via this accessible and politicized form of urban art. Our interpretation proposes understanding Graffiti as a symbolic and material appropriation of urban space, conveying different messages to the population of São Luís, thus revealing the various forces that shape the territory. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Graffiti | pt_BR |
| dc.subject | São Luís | pt_BR |
| dc.subject | Paisagem | pt_BR |
| dc.subject | Urbe | pt_BR |
| dc.subject | Território | pt_BR |
| dc.subject | Espaço urbano | pt_BR |
| dc.subject | Graffiti | pt_BR |
| dc.subject | Landscape | pt_BR |
| dc.subject | City | pt_BR |
| dc.subject | Territory | pt_BR |
| dc.subject | Urban space | pt_BR |
| dc.title | Território usado, cultura popular e resistência: análise do circuito graffiti em São Luís-MA | pt_BR |
| dc.title.alternative | Used territory, popular culture and resistance: an analysis of the graffiti circuit in São Luís-MA. | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5639842072216726 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Antipon, Livia Cangiano | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8378003332402652 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Alves, Cristiano Nunes | - |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2348157286819022 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Souza , José Arilson Xavier de | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-7920-7749 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5698096548539496 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Moysés, Mauricio | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-3093-7876 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4601297450429432 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho foi produzido a partir da admiração e conhecimento prévio sobre as práticas de Graffiti na cidade de São Luís, capital do Maranhão. Nele, buscamos entender quais são as motivações dos agentes – Grafiteiros – nos suportes da cidade e como tais práticas são importantes para a ressignificação da paisagem e dos espaços urbanos de São Luís. O Graffiti é uma manifestação artística visual em movimento e possui relação direta com os sujeitos e com as dinâmicas urbanas da cidade, capaz de condicionar múltiplas percepções e relações no território, estando inserida na paisagem com o poder de modificá-la. Partimos do pressuposto de método abordando a categoria território usado e, a partir de trabalhos de campo e revisão bibliográfica, analisamos o processo segregador de urbanização de São Luís por meio desta arte urbana acessível popularmente e politizada. Nossa interpretação propõe pensar o Graffiti como uma apropriação simbólica e material do espaço urbano, transmitindo diferentes mensagens à população ludovicense, compreendendo assim diferentes forças que constituem o território. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Geografia | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Geografia - CECEN - UEMA - Monografias | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - VANESSA REGINA SILVA CRUZ - LICEN. GEOGRAFIA – CECEN UEMA 2025.pdf | PDF A | 2.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.