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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5296
Título: | Análise computacional e experimental da rigidez torcional de uma estrutura tubular metálica |
Título(s) alternativo(s): | Computational and experimental analysis of the torsional rigidity of a metallic tubular structure |
Autor(es): | Mesquita, Kescijones Brito |
Orientador: | Ribeiro Filho, Paulo Roberto Flexa |
Membro da Banca: | Cunha, Adilto Pereira Andrade |
Membro da Banca: | Sousa Filho, Lourival Matos de |
Data do documento: | 2017-12-06 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A rigidez torcional pode ser considerada a propriedade mais importante de um chassi, diante disso, equipes de competições automotivas da Universidade Estadual do Maranhão necessitam avaliar constantemente essa grandeza, porém a falta de recursos na maioria das vezes se torna uma barreira. Análises por elementos finitos são frequentemente utilizadas por ser um método barato e prático, no entanto, a validação desse método é indispensável, conforme vários autores afirmam. Neste cenário, este trabalho apresenta validação do modelo computacional por meio de um ensaio experimental simples e de baixo custo, como também todo processo de fabricação do protótipo e execução do experimento. Após a revisão de literatura, foram feitas análises computacionais para o protótipo, apresentando os procedimentos e condições de contorno das simulações de forma detalhada, vale ressaltar que os demais componentes necessários para execução do experimento receberam a mesma atenção. Em seguida, foi apresentado todo o processo de fabricação dos componentes, os recursos utilizados e os cuidados tomados para uma boa confiabilidade. Por fim, foi executado o experimento e avaliado os resultados, obtendo a um erro relativo de 8,24% entre o resultado computacional e o experimental, chegando à conclusão que ambos os métodos fornecem uma boa estimativa da rigidez torcional da estrutura projetada |
Resumo: | Torsional stiffness can be considered the most important property of a chassis, in front of that, teams of automotive competitions of the State University of Maranhão need to constantly evaluate this greatness, but the lack of resources most of the time becomes an impediment to this. Finite element analyzes are often used because they are the cheapest and most practical method, however, validation of this method is indispensable, as several authors say. That said, this work presents a validation by means of a simple and low cost experimental test, validating not only the computational analyzes, but also all the process of fabrication of the prototype and execution of the experiment. After the literature review, computational analyzes were performed for the prototype, presenting the procedures and boundary conditions of the simulations in a detailed way, it is worth mentioning that the other components needed to perform the experiment received the same attention. Then, the entire manufacturing process of the components, the resources used and the care taken for good reliability were presented. Finally, the experiment was performed and the results were evaluated, obtaining a relative error of 8,24% between the computational and the experimental results, reaching the conclusion that both methods provide a good estimate of the torsional stiffness of the projected structure |
Palavras-chave: | Rigidez torcional Método experimental Simulações computacionais Estrutura tubular Chassi Protótipo Torsional rigidity Computer simulations Chassis Experimental method Tubular structure Prototype |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias |
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TCC - KESCIJONES BRITO MESQUITA- BEL. ENG.MECÂNICA- CCT UEMA 2017.pdf | PDF A | 1.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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