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dc.creatorMesquita, Kescijones Brito-
dc.date.accessioned2025-08-08T19:40:26Z-
dc.date.available2025-08-08-
dc.date.available2025-08-08T19:40:26Z-
dc.date.issued2017-12-06-
dc.identifier.citationMESQUITA, Kescijones Brito. Análise computacional e experimental da rigidez torcional de uma estrutura tubular metálica. 2017. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2017. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5296pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5296-
dc.description.abstractTorsional stiffness can be considered the most important property of a chassis, in front of that, teams of automotive competitions of the State University of Maranhão need to constantly evaluate this greatness, but the lack of resources most of the time becomes an impediment to this. Finite element analyzes are often used because they are the cheapest and most practical method, however, validation of this method is indispensable, as several authors say. That said, this work presents a validation by means of a simple and low cost experimental test, validating not only the computational analyzes, but also all the process of fabrication of the prototype and execution of the experiment. After the literature review, computational analyzes were performed for the prototype, presenting the procedures and boundary conditions of the simulations in a detailed way, it is worth mentioning that the other components needed to perform the experiment received the same attention. Then, the entire manufacturing process of the components, the resources used and the care taken for good reliability were presented. Finally, the experiment was performed and the results were evaluated, obtaining a relative error of 8,24% between the computational and the experimental results, reaching the conclusion that both methods provide a good estimate of the torsional stiffness of the projected structurept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRigidez torcionalpt_BR
dc.subjectMétodo experimentalpt_BR
dc.subjectSimulações computacionaispt_BR
dc.subjectEstrutura tubularpt_BR
dc.subjectChassipt_BR
dc.subjectProtótipopt_BR
dc.subjectTorsional rigiditypt_BR
dc.subjectComputer simulationspt_BR
dc.subjectChassispt_BR
dc.subjectExperimental methodpt_BR
dc.subjectTubular structurept_BR
dc.subjectPrototypept_BR
dc.titleAnálise computacional e experimental da rigidez torcional de uma estrutura tubular metálicapt_BR
dc.title.alternativeComputational and experimental analysis of the torsional rigidity of a metallic tubular structurept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8053805503251731pt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro Filho, Paulo Roberto Flexa-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6066-1041pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0595637715867456pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Adilto Pereira Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3810606826814182pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa Filho, Lourival Matos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9933591523216501pt_BR
dc.description.resumoA rigidez torcional pode ser considerada a propriedade mais importante de um chassi, diante disso, equipes de competições automotivas da Universidade Estadual do Maranhão necessitam avaliar constantemente essa grandeza, porém a falta de recursos na maioria das vezes se torna uma barreira. Análises por elementos finitos são frequentemente utilizadas por ser um método barato e prático, no entanto, a validação desse método é indispensável, conforme vários autores afirmam. Neste cenário, este trabalho apresenta validação do modelo computacional por meio de um ensaio experimental simples e de baixo custo, como também todo processo de fabricação do protótipo e execução do experimento. Após a revisão de literatura, foram feitas análises computacionais para o protótipo, apresentando os procedimentos e condições de contorno das simulações de forma detalhada, vale ressaltar que os demais componentes necessários para execução do experimento receberam a mesma atenção. Em seguida, foi apresentado todo o processo de fabricação dos componentes, os recursos utilizados e os cuidados tomados para uma boa confiabilidade. Por fim, foi executado o experimento e avaliado os resultados, obtendo a um erro relativo de 8,24% entre o resultado computacional e o experimental, chegando à conclusão que ambos os métodos fornecem uma boa estimativa da rigidez torcional da estrutura projetadapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenhariaspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

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