Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5244
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Tânia Maria Medeiros-
dc.date.accessioned2025-07-27T13:33:10Z-
dc.date.available2025-07-27-
dc.date.available2025-07-27T13:33:10Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOUSA, Tânia Maria Medeiros. Fanfic: Uma ferramenta de leitura e escrita dos alunos no ensino fundamental II. 2023. 45f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5244pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5244-
dc.description.abstractGiven the current difficulties in reading and writing, technological advances and, considering that fanfics are an attractive genre that is easily accessible to students, this work, entitled Fanfic: a tool in the reading and writing process of students in elementary school II, sought to highlight the importance and need for teachers to use this tool as an instrument to enhance students' reading and writing. Understanding fanfic as all writing in which fans use media narratives or cultural icons as inspiration to create their own texts, this study sought to determine whether, in this process of creation and recreation, fanfic can help teachers in students' reading and writing procedures. . To this end, we carried out bibliographical and qualitative research, in which we used the assumptions of Indursky and Zinn (1985), Marcuschi (2010), Pietro (2016), Vargas (2005), Doneda (2016), Lopes- Rossi ( 2011), and Alves (2018). The data obtained through books, articles, theses and other academic-scientific productions allowed us to conclude that fanfics contribute significantly to the students' reading and writing process, awakening their creativity, interaction and ability to relate texts to their experiences, producing significant knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGênero Textualpt_BR
dc.subjectFanficspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectContexto Escolarpt_BR
dc.subjectParáfrasept_BR
dc.subjectParódiapt_BR
dc.subjectProcedimentos Metodológicospt_BR
dc.subjectTextual Genrept_BR
dc.subjectFanficspt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectSchool Contextpt_BR
dc.subjectParaphrasept_BR
dc.subjectParodypt_BR
dc.subjectMethodological Procedurespt_BR
dc.titleFanfic: Uma ferramenta de leitura e escrita dos alunos no ensino fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeFanfic: A reading and writing tool for elementary school studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSOUSA, T. M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Claudiene Diniz da-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, C. D.pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Magna Kheytt Mascarenhas dos-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, M. K. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8947634465702209pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Maria Helena do-
dc.contributor.referee2IDNASCIMENTO, M. H.pt_BR
dc.description.resumoAnte as atuais dificuldades de leitura e escrita, dos avanços tecnológicos e, considerando que as fanfics são um gênero atrativo e de fácil acesso aos estudantes, este trabalho, intitulado Fanfic: uma ferramenta de leitura e escrita dos alunos no ensino fundamental II, procurou destacar a importância e a necessidade de os professores utilizarem essa ferramenta como instrumento potencializador da leitura e escrita dos alunos. Entendendo como fanfic toda escrita na qual os fãs usam narrativas midiáticas ou ícones culturais como inspiração para criar seus próprios textos, este estudo buscou averiguar se, nesse processo de criação e recriação, a fanfic pode auxiliar os professores nos procedimentos de leitura e escrita dos alunos. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico e natureza qualitativa, na qual utilizamos os pressupostos de Indursky e Zinn (1985), Marcuschi (2010), Pietro (2016), Vargas (2005), Doneda (2016), Lopes-Rossi (2011), e Alves (2018). Os dados obtidos por meio de livros, artigos, teses e outras produções acadêmico-científicas nos permitiram concluir que as fanfics contribuem de maneira significativa para o processo de leitura e escrita dos alunos, despertando sua criatividade, interação e capacidade de relacionar textos à suas vivências, produzindo conhecimentos significativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itapecuru – Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.