Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5232
Título: | A figuração da conduta infantojuvenil em Cazuza de Viriato Corrêa e em O Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry |
Título(s) alternativo(s): | The representation of child and youth behavior in Cazuza by Viriato Corrêa and in The Little Prince by Saint-Exupéry |
Autor(es): | Carvalho, Daniel Ferreira |
Orientador: | Moreira, Alex Santos |
Membro da Banca: | Farias, Laura Virgínia Tinoco |
Membro da Banca: | Garcia, Izenete Nobre |
Data do documento: | 2021-08-18 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Esta monografia apresenta um estudo sobre a figuração da criança na Literatura Infantojuvenil dos séculos XIX e XX, tomando como base as obras Cazuza (1938), de Viriato Corrêa, e O Pequeno Príncipe (1943), de Saint-Exupéry. Objetivou-se, no estudo dessas obras, relacionálas à emergência de valores estéticos, sociais e educacionais do final do século XIX e início do século XX, evidenciar os traços característicos da Literatura Infantojuvenil que as ligam e compreender como a criança é figurada nas duas narrativas, investigando até que ponto o fazer artístico-literário cede lugar à função pedagógica. Realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico, na qual adotamos os estudos de Franco Jr (2009) e Gancho (2020) sobre como analisar narrativas, bem como os trabalhos sobre Literatura Infantojuvenil desenvolvidos por Coelho (1981), Zilberman (1985), Coelho (1984, 1987), Resende (1987), Penteado (2001) e Gregorin Filho (2011). Também serviram de aporte teórico outros estudos que investigam a natureza da Literatura Infantojuvenil e buscam compreendê-la por seu caráter histórico, pedagógico e estilístico. A análise, que consistiu na extração e comparação de trechos das duas obras, evidenciou que Cazuza e O Pequeno Príncipe apresentam duas crianças em situações de convívio inteiramente distintas, agindo e reagindo sob diferentes percepções de mundo e de infância. Viriato Corrêa entrega uma narrativa que exprime todo o autoritarismo e expectativa do mundo adulto sobre a criança, vista como um adulto em miniatura e que deve, acima de tudo, o respeito às instituições sociais. Já Saint-Exupéry, mesmo que não fuja inteiramente ao caráter pedagógico, oferece uma narrativa mais densa e que revela a complexidade das relações interpessoais, na qual a criança manifesta um sentimento de frustração em relação à vida adulta e às responsabilidades que decorrem dela. |
Resumo: | This monograph presents a study on the figuration of children in children's literature of the 19th and 20th centuries, based on the works Cazuza (1938), by Viriato Corrêa, and O Pequeno Príncipe (1943), by Saint-Exupéry. The aim, in the study of these works, was to relate them to the emergence of aesthetic, social and educational values of the late nineteenth and early twentieth century, to highlight the characteristic features of children's literature that link them and to understand how children are figured in the two narratives, investigating the extent to which artistic-literary making gives way to the pedagogical function. We carried out a bibliographic research, in which we adopted the studies by Franco Jr (2009) and Gancho (2020) on how to analyze narratives, as well as the works on Children's Literature developed by Coelho (1981), Zilberman (1985), Coelho (1984, 1987), Resende (1987), Penteado (2001) and Gregorin Filho (2011). Other studies that investigate the nature of children's literature and seek to understand it for its historical, pedagogical and stylistic character also served as theoretical support. The analysis, which consisted of extracting and comparing excerpts from the two works, showed that Cazuza and O Pequeno Príncipe present two children in entirely different situations, acting and reacting under different perceptions of the world and childhood. Viriato Corrêa delivers a narrative that expresses all the authoritarianism and expectation of the adult world about the child, seen as a miniature adult and who must, above all, respect social institutions. Saint-Exupéry, on the other hand, even though it does not entirely escape the pedagogical character, offers a denser narrative that reveals the complexity of interpersonal relationships, in which the child expresses a feeling of frustration in relation to adult life and the responsibilities that flow from it. |
Palavras-chave: | Literatura Infantojuvenil Cazuza O Pequeno Príncipe Literária Brasileira Literatura Comparada Criança Personagem Pedagogia Arte Conduta Infantojuvenil Afetividade Respeito Children's Literature Cazuza The Little Prince Brazilian Literature Comparative Literature Child Character Pedagogy Art Children's Conduct Affection Respect |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - DANIEL FERREIRA CARVALHO - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2021.pdf | PDF-A | 397.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.