Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5232
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Daniel Ferreira-
dc.date.accessioned2025-07-26T13:43:05Z-
dc.date.available2025-07-26-
dc.date.available2025-07-26T13:43:05Z-
dc.date.issued2021-08-18-
dc.identifier.citationCARVALHO, Daniel Ferreira. A figuração da conduta infantojuvenil em Cazuza de Viriato Corrêa e em O Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry. 2021.52f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2021. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5232pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5232-
dc.description.abstractThis monograph presents a study on the figuration of children in children's literature of the 19th and 20th centuries, based on the works Cazuza (1938), by Viriato Corrêa, and O Pequeno Príncipe (1943), by Saint-Exupéry. The aim, in the study of these works, was to relate them to the emergence of aesthetic, social and educational values of the late nineteenth and early twentieth century, to highlight the characteristic features of children's literature that link them and to understand how children are figured in the two narratives, investigating the extent to which artistic-literary making gives way to the pedagogical function. We carried out a bibliographic research, in which we adopted the studies by Franco Jr (2009) and Gancho (2020) on how to analyze narratives, as well as the works on Children's Literature developed by Coelho (1981), Zilberman (1985), Coelho (1984, 1987), Resende (1987), Penteado (2001) and Gregorin Filho (2011). Other studies that investigate the nature of children's literature and seek to understand it for its historical, pedagogical and stylistic character also served as theoretical support. The analysis, which consisted of extracting and comparing excerpts from the two works, showed that Cazuza and O Pequeno Príncipe present two children in entirely different situations, acting and reacting under different perceptions of the world and childhood. Viriato Corrêa delivers a narrative that expresses all the authoritarianism and expectation of the adult world about the child, seen as a miniature adult and who must, above all, respect social institutions. Saint-Exupéry, on the other hand, even though it does not entirely escape the pedagogical character, offers a denser narrative that reveals the complexity of interpersonal relationships, in which the child expresses a feeling of frustration in relation to adult life and the responsibilities that flow from it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantojuvenilpt_BR
dc.subjectCazuzapt_BR
dc.subjectO Pequeno Príncipept_BR
dc.subjectLiterária Brasileirapt_BR
dc.subjectLiteratura Comparadapt_BR
dc.subjectCriança Personagempt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectConduta Infantojuvenilpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectRespeitopt_BR
dc.subjectChildren's Literaturept_BR
dc.subjectCazuzapt_BR
dc.subjectThe Little Princept_BR
dc.subjectBrazilian Literaturept_BR
dc.subjectComparative Literaturept_BR
dc.subjectChild Characterpt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectChildren's Conductpt_BR
dc.subjectAffectionpt_BR
dc.subjectRespectpt_BR
dc.titleA figuração da conduta infantojuvenil em Cazuza de Viriato Corrêa e em O Pequeno Príncipe de Saint-Exupérypt_BR
dc.title.alternativeThe representation of child and youth behavior in Cazuza by Viriato Corrêa and in The Little Prince by Saint-Exupérypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDCARVALHO, D. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Alex Santos-
dc.contributor.advisor1IDMOREIRA, A. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Farias, Laura Virgínia Tinoco-
dc.contributor.referee1IDFARIAS, L. V. T.pt_BR
dc.contributor.referee2Garcia, Izenete Nobre-
dc.contributor.referee2IDGARCIA, I. N.pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia apresenta um estudo sobre a figuração da criança na Literatura Infantojuvenil dos séculos XIX e XX, tomando como base as obras Cazuza (1938), de Viriato Corrêa, e O Pequeno Príncipe (1943), de Saint-Exupéry. Objetivou-se, no estudo dessas obras, relacionálas à emergência de valores estéticos, sociais e educacionais do final do século XIX e início do século XX, evidenciar os traços característicos da Literatura Infantojuvenil que as ligam e compreender como a criança é figurada nas duas narrativas, investigando até que ponto o fazer artístico-literário cede lugar à função pedagógica. Realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico, na qual adotamos os estudos de Franco Jr (2009) e Gancho (2020) sobre como analisar narrativas, bem como os trabalhos sobre Literatura Infantojuvenil desenvolvidos por Coelho (1981), Zilberman (1985), Coelho (1984, 1987), Resende (1987), Penteado (2001) e Gregorin Filho (2011). Também serviram de aporte teórico outros estudos que investigam a natureza da Literatura Infantojuvenil e buscam compreendê-la por seu caráter histórico, pedagógico e estilístico. A análise, que consistiu na extração e comparação de trechos das duas obras, evidenciou que Cazuza e O Pequeno Príncipe apresentam duas crianças em situações de convívio inteiramente distintas, agindo e reagindo sob diferentes percepções de mundo e de infância. Viriato Corrêa entrega uma narrativa que exprime todo o autoritarismo e expectativa do mundo adulto sobre a criança, vista como um adulto em miniatura e que deve, acima de tudo, o respeito às instituições sociais. Já Saint-Exupéry, mesmo que não fuja inteiramente ao caráter pedagógico, oferece uma narrativa mais densa e que revela a complexidade das relações interpessoais, na qual a criança manifesta um sentimento de frustração em relação à vida adulta e às responsabilidades que decorrem dela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itapecuru – Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura Brasileirapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - DANIEL FERREIRA CARVALHO - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2021.pdfPDF-A397.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.