Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5080
Título: Os contos de fadas na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Fairy tales in early childhood education
Autor(es): Brandão, Priscila Furtado
Orientador: Almeida, Fabiano de Jesus Furtado
Membro da Banca: Silva, Terezinha de Jesus Amaral da
Membro da Banca: Furtado, Heine Maria Furatado
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo demonstrar como a leitura dos contos de fadas pode influenciar na leitura da Educação Infantil. Para isso, buscou-se fundamentos nas obras de Charles Perrault, através de uma pesquisa bibliográfica do tipo descritiva para crianças de 4 a 5, anos por meio de buscas literárias sobre Contos de Fada na Educação Infantil, a fim de compreender a importância da contação de histórias para crianças e sua contribuição no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foi necessário refletir o quanto é importante a leitura dos contos de fadas, quanto ao despertar o interesse da criança; rever como essa prática pode enriquecer o imaginário da mesma, comparando com a realidade em que vive, e também na transmissão de valores e saberes. Com esse trabalho de pesquisa, percebeu-se que essa metodologia de ensinar através da leitura é interessante e necessária para o desenvolvimento cognitivo da criança sendo um valoroso instrumento de trabalho e fundamental em sala de aula, podendo trabalhar do imaginário a realidade, buscando despertar o interesse pela leitura interagindo com o mundo tecnológico, o qual não podemos mais ignorar. Assim, com esse resultado da análise da pesquisa, demonstra-se como é possível o uso dessa metodologia dos contos de fadas infantis, como incentivo à alfabetização, e também à construção do hábito de ler, para que, no futuro, tenhamos leitores, pesquisadores e investigadores de novos conhecimentos
Resumo: This paper aimed to demonstrate how the reading of fairy tales can influence the reading of early childhood education. For this, we sought foundations in the works of Charles Perrault, through a descriptive bibliographic research for children from 4 to 5 years old,through literary searches on Fairytales in Early Childhood Education, in order to understand the importance of storytelling for children and its contribution to the teaching-learning process. Therefore, it was necessary to reflect on how important the reading of fairy tales is, as to arouse the interest of the child;review how this practice can enrich its imagination, comparing with the reality in which it lives, and also in the transmission of values and knowledge.With this research work, it was realized that this methodology of teaching through reading is interesting and necessary for the cognitive development of the child being a valuable work tool and fundamental in the classroom, being able to work from the imaginary to reality, seeking to awaken the interest in reading interacting with the technological world, which we can no longer ignore.Thus, with this result of the research analysis, it is shown how it is possible to use this methodology of children's fairy tales, as an incentive to literacy, and also to build the habit of reading, so that in the future we will have readers, researchers and researchers of new knowledge
Palavras-chave: Contos de Fada
Educação Infantil
Leitura
Fairy Tales
Early Childhood Education
Reading
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - PRISCILA FURTADO BRANDÃO - CECEN UEMA 2019.pdfPDF A227.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.