Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrandão, Priscila Furtado-
dc.date.accessioned2025-06-27T12:59:07Z-
dc.date.available2025-06-27-
dc.date.available2025-06-27T12:59:07Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Priscila Furtado. Os contos de fadas na educação infantil. 2019. 39 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão,São Luís, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5080pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5080-
dc.description.abstractThis paper aimed to demonstrate how the reading of fairy tales can influence the reading of early childhood education. For this, we sought foundations in the works of Charles Perrault, through a descriptive bibliographic research for children from 4 to 5 years old,through literary searches on Fairytales in Early Childhood Education, in order to understand the importance of storytelling for children and its contribution to the teaching-learning process. Therefore, it was necessary to reflect on how important the reading of fairy tales is, as to arouse the interest of the child;review how this practice can enrich its imagination, comparing with the reality in which it lives, and also in the transmission of values and knowledge.With this research work, it was realized that this methodology of teaching through reading is interesting and necessary for the cognitive development of the child being a valuable work tool and fundamental in the classroom, being able to work from the imaginary to reality, seeking to awaken the interest in reading interacting with the technological world, which we can no longer ignore.Thus, with this result of the research analysis, it is shown how it is possible to use this methodology of children's fairy tales, as an incentive to literacy, and also to build the habit of reading, so that in the future we will have readers, researchers and researchers of new knowledgept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContos de Fadapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFairy Talespt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.titleOs contos de fadas na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeFairy tales in early childhood educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Fabiano de Jesus Furtado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6417741497302038pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Terezinha de Jesus Amaral da-
dc.contributor.referee2Furtado, Heine Maria Furatado-
dc.description.resumoEsse trabalho teve como objetivo demonstrar como a leitura dos contos de fadas pode influenciar na leitura da Educação Infantil. Para isso, buscou-se fundamentos nas obras de Charles Perrault, através de uma pesquisa bibliográfica do tipo descritiva para crianças de 4 a 5, anos por meio de buscas literárias sobre Contos de Fada na Educação Infantil, a fim de compreender a importância da contação de histórias para crianças e sua contribuição no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foi necessário refletir o quanto é importante a leitura dos contos de fadas, quanto ao despertar o interesse da criança; rever como essa prática pode enriquecer o imaginário da mesma, comparando com a realidade em que vive, e também na transmissão de valores e saberes. Com esse trabalho de pesquisa, percebeu-se que essa metodologia de ensinar através da leitura é interessante e necessária para o desenvolvimento cognitivo da criança sendo um valoroso instrumento de trabalho e fundamental em sala de aula, podendo trabalhar do imaginário a realidade, buscando despertar o interesse pela leitura interagindo com o mundo tecnológico, o qual não podemos mais ignorar. Assim, com esse resultado da análise da pesquisa, demonstra-se como é possível o uso dessa metodologia dos contos de fadas infantis, como incentivo à alfabetização, e também à construção do hábito de ler, para que, no futuro, tenhamos leitores, pesquisadores e investigadores de novos conhecimentospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - PRISCILA FURTADO BRANDÃO - CECEN UEMA 2019.pdfPDF A227.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.