Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4956
Título: | Entre riscos e rabiscos: o desenho infantil para aquisição da escrita de estudantes com Síndrome de Down |
Título(s) alternativo(s): | Between scratches and scribbles: children's drawing for the acquisition of writing skills in students with Down Syndrome |
Autor(es): | Pinheiro, Ângela Jackeline de Souza |
Orientador: | Branco, Priscila de Sousa Barbosa Castelo |
Membro da Banca: | Torres, Antonia Márcia Sousa |
Membro da Banca: | Rosa, Marilda da Fátima Lopes |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este estudo monográfico busca entre riscos e rabiscos olhar como o desenho infantil favorece a aquisição da escrita de estudantes com Síndrome de Down. O estudo se propõe compreender como se dá o processo de desenvolvimento grafomotor, pré-escrita e escrita de estudantes com Síndrome de Down. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter exploratório, na qual se baseou em estudos do Movimento Down (2019); em teóricos como Maria Aranha (2001), Brasil (2008), Jean Piaget (1969), contando com a participação das professoras da classe comum e da sala de recurso multifuncional, das famílias dos estudantes, e da diretora da UEB. Sabe-se que a Síndrome de Down é uma anomalia genética, ocasionada no cromossomo 21, que por sua vez, afeta a vida de pessoas de forma específica e em grande proporção. Por conta disso, a aprendizagem de pessoas com Síndrome de Down associada pode se dar de forma gradativa, mas com intervenções adequadas este processo pode se aperfeiçoar gradativamente, onde aos poucos se estabelece por meio de estímulos. Para tanto, utilizar novos métodos que complemente esse processo de formação, podem ser considerados válidos para o ensino e aprendizagem destes estudantes, visto que o desenho não é uma forma de expressão no qual, toda criança em sua fase inicial de contato com o papel pode realizar, de forma positiva e espontânea, partindo dos riscos, rabiscos, desenho até resultar na escrita em nível complexo. Trabalhar com a temática sobre como o desenho favorece e auxilia o desenvolvimento grafomotor promove a aquisição da pré-escrita e escrita de pessoas com Síndrome de Down. Não é uma simples tarefa. Quanto a isso, os resultados desta pesquisa demonstram que apesar da lentidão, o desenvolvimento da escrita de estudantes com SD é feito da mesma forma, partindo inicialmente da ação de desenhar |
Resumo: | This monographic study searches between scratches and scribbles looking at how the child's drawing favors the acquisition of the writing of students with Down Syndrome. The study intends to understand how the process of graphomotor development, prewriting and writing of students with Down Syndrome occurs. This research is qualitative, of an exploratory nature, in which it was based on studies of Down Movement (2019); in theorists such as Maria Aranha (2001), Brazil (2008), Jean Piaget (1969), with the participation of the teachers of the common class and the multifunctional resource room, the students' families, and the director of UEB. It is known that Down Syndrome is a genetic anomaly, caused on chromosome 21, which in turn, affects the lives of people in a specific way and to a great extent. Because of this, the learning of people with Down Syndrome can be gradual, but with appropriate interventions this process can be improved, which is gradually established through stimuli. For this, to use new methods that complement this process of formation can be considered valid for teaching and learning of these students, since the drawing is not a form of expression in which, every child in its initial phase of contact with the paper can perform in a positive and spontaneous way, starting from scratches, scribbles, drawing until it results in writing at a complex level. Working with the issue of how drawing favors and supports the development of writing and propitiates the acquisition of the pre-writing and writing of people with Down Syndrome is not a simple task. Regarding this, the results of this research demonstrate that despite the slowness, the development of the writing of students with SD occurs in the same way, starting from the action of drawing |
Palavras-chave: | Síndrome de Down Desenho Escrita Desenho infantil Desenvolvimento grafomotor Pré-escrita Down syndrome Writing Draphomotor development Design Children's drawing Prewriting |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-ANGELA JACKELINE DE SOUZA PINHEIRO - LICENCIATURA EM PEDAGOGIACECEN UEMA 2019.pdf | PDF A | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.