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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinheiro, Ângela Jackeline de Souza-
dc.date.accessioned2025-06-05T17:13:50Z-
dc.date.available2025-06-05-
dc.date.available2025-06-05T17:13:50Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Angela Jackeline de Souza. Entre riscos e rabiscos: o desenho infantil para aquisição da escrita de estudantes com Síndrome de Down. 97 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Educação Ciências Exatas e Naturais, 2019. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4956pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4956-
dc.description.abstractThis monographic study searches between scratches and scribbles looking at how the child's drawing favors the acquisition of the writing of students with Down Syndrome. The study intends to understand how the process of graphomotor development, prewriting and writing of students with Down Syndrome occurs. This research is qualitative, of an exploratory nature, in which it was based on studies of Down Movement (2019); in theorists such as Maria Aranha (2001), Brazil (2008), Jean Piaget (1969), with the participation of the teachers of the common class and the multifunctional resource room, the students' families, and the director of UEB. It is known that Down Syndrome is a genetic anomaly, caused on chromosome 21, which in turn, affects the lives of people in a specific way and to a great extent. Because of this, the learning of people with Down Syndrome can be gradual, but with appropriate interventions this process can be improved, which is gradually established through stimuli. For this, to use new methods that complement this process of formation can be considered valid for teaching and learning of these students, since the drawing is not a form of expression in which, every child in its initial phase of contact with the paper can perform in a positive and spontaneous way, starting from scratches, scribbles, drawing until it results in writing at a complex level. Working with the issue of how drawing favors and supports the development of writing and propitiates the acquisition of the pre-writing and writing of people with Down Syndrome is not a simple task. Regarding this, the results of this research demonstrate that despite the slowness, the development of the writing of students with SD occurs in the same way, starting from the action of drawingpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectDesenho infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento grafomotorpt_BR
dc.subjectPré-escritapt_BR
dc.subjectDown syndromept_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectDraphomotor developmentpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectChildren's drawingpt_BR
dc.subjectPrewritingpt_BR
dc.titleEntre riscos e rabiscos: o desenho infantil para aquisição da escrita de estudantes com Síndrome de Downpt_BR
dc.title.alternativeBetween scratches and scribbles: children's drawing for the acquisition of writing skills in students with Down Syndromept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2052925945252239pt_BR
dc.contributor.advisor1Branco, Priscila de Sousa Barbosa Castelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2358733209812898pt_BR
dc.contributor.referee1Torres, Antonia Márcia Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9052821303509139pt_BR
dc.contributor.referee2Rosa, Marilda da Fátima Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1746846984223033pt_BR
dc.description.resumoEste estudo monográfico busca entre riscos e rabiscos olhar como o desenho infantil favorece a aquisição da escrita de estudantes com Síndrome de Down. O estudo se propõe compreender como se dá o processo de desenvolvimento grafomotor, pré-escrita e escrita de estudantes com Síndrome de Down. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter exploratório, na qual se baseou em estudos do Movimento Down (2019); em teóricos como Maria Aranha (2001), Brasil (2008), Jean Piaget (1969), contando com a participação das professoras da classe comum e da sala de recurso multifuncional, das famílias dos estudantes, e da diretora da UEB. Sabe-se que a Síndrome de Down é uma anomalia genética, ocasionada no cromossomo 21, que por sua vez, afeta a vida de pessoas de forma específica e em grande proporção. Por conta disso, a aprendizagem de pessoas com Síndrome de Down associada pode se dar de forma gradativa, mas com intervenções adequadas este processo pode se aperfeiçoar gradativamente, onde aos poucos se estabelece por meio de estímulos. Para tanto, utilizar novos métodos que complemente esse processo de formação, podem ser considerados válidos para o ensino e aprendizagem destes estudantes, visto que o desenho não é uma forma de expressão no qual, toda criança em sua fase inicial de contato com o papel pode realizar, de forma positiva e espontânea, partindo dos riscos, rabiscos, desenho até resultar na escrita em nível complexo. Trabalhar com a temática sobre como o desenho favorece e auxilia o desenvolvimento grafomotor promove a aquisição da pré-escrita e escrita de pessoas com Síndrome de Down. Não é uma simples tarefa. Quanto a isso, os resultados desta pesquisa demonstram que apesar da lentidão, o desenvolvimento da escrita de estudantes com SD é feito da mesma forma, partindo inicialmente da ação de desenharpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

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