Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4928
Título: Do “O cortiço” às favelas: o lugar do negro no Brasil em uma abordagem sócio-histórico-cultural paralela à obra “O cortiço” de Aluísio Azevedo
Título(s) alternativo(s): From “O cortiço” to the favelas: the place of black people in Brazil in a socio-historical-cultural approach parallel to the work “O cortiço” by Aluísio Azevedo
Autor(es): Silva, Francinaldo Pereira da
Orientador: Cardoso, Maurílio Barros
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Esta pesquisa consiste no estudo comparativo dos espaços sociais destinados aos negros no Brasil durante a sua passagem pelos cortiços, em meados do século XIX, às favelas, nos tempos atuais. É um comparativo do passado com o presente, no que diz respeito às condições do negro no Brasil. Assim, tem-se como foco a análise socioeconômica e cultural dos espaços abordados no intuito de reconstruir a imagem do negro na sociedade durante esse percurso, descobrindo como o lugar de moradia pode sofrer estigmas e descodear preconceitos préestabelecidos pelas classes dominantes, num processo de criação e acentuação de preconceitos. Assim sendo, este trabalho monográfico conta com uma investigação histórica e literária, baseada em revisões bibliográficas e tendo como suporte a obra 5O Cortiço6, de Aluísio Azevedo, a fim de retratar a realidade da época para construir a representatividade dos cortiços no cenário urbano e também a visão atribuída a essa localidade como pertencimento das classes menos desenvolvidas e tidas como perigosas. Esta construção ainda trata de como essas formas de repressão e preconceito continuam presentes na sociedade brasileira, abordando as favelas como lugar de continuidade para a propagação de estereótipos e perversão do imaginário de criminalidade e discriminação da comunidade negra presentes igualmente na história e na literatura.
Resumo: This research consists of a comparative study of the social spaces provided to black people in Brazil during their time in the slums in the mid-19th century and in the favelas in the present day. It is a comparison of the past with the present, with regard to the conditions of black people in Brazil. Thus, the focus is on the socioeconomic and cultural analysis of the spaces covered in order to reconstruct the image of black people in society during this period, discovering how the place of residence can suffer stigmas and decode prejudices pre-established by the dominant classes, in a process of creation and accentuation of prejudices. Therefore, this monographic work relies on a historical and literary investigation, based on bibliographical reviews and supported by the work 5O Cortiço6, by Aluísio Azevedo, in order to portray the reality of the time to construct the representation of the slums in the urban scenario and also the view attributed to this location as belonging to the less developed classes and considered dangerous. This construction also deals with how these forms of repression and prejudice continue to be present in Brazilian society, approaching the favelas as a place of continuity for the propagation of stereotypes and perversion of the imaginary of criminality and discrimination of the black community present equally in history and literature.
Palavras-chave: Cortiços
Favelas
Negros
Representatividade
Preconceito
Intermitências históricas
Pobreza
Insalubridade
Febre-amarela
João Romão
Miranda
Negro
Bertoleza
Rita Baiana
Hipersexualização
Firmo
Porfiro
Favelas
Marginalização
Racismo
Violência
Criminalização
Manifestações culturais.
Tenements
Blacks
Representation
Slums
Prejudice
Historical intermittencies
Poverty
Unhealthiness
Yellow fever
Black
Hypersexualization
Firmo
Porfiro
Slums
Marginalization
Racism
Violence
Criminalization
Cultural manifestations
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.