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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4900
Título: | A formação de professores, currículo e diversidade cultural no ensino fundamental de uma escola municipal de São Luís |
Título(s) alternativo(s): | Teacher training, curriculum and cultural diversity in elementary education at a municipal school in São Luís |
Autor(es): | Bezerra, Anielle Rabelo |
Orientador: | Campos, Nadja Fonseca da Silva Cutrim |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente projeto de cunho qualitativo teve como objetivo analisar a importância da formação dos professores voltada para a abordagem do currículo na perspectiva da diversidade cultural e como o currículo colabora para realização da abordagem sobre a temática diversidade cultural na escola, de modo a contribuir para a formação de alunos com diversas culturas. O espaço escolar pode proporcionar ao aluno o desenvolvimento para o convívio com o outro respeitando os valores, etnias, crenças e comportamentos divergentes, de modo a construir-se cidadãos que respeitam e reconhecem suas diferenças. A pesquisa buscou ainda, compreender os processos de formação de professores, a construção do conhecimento e a discussão sobre a diversidade cultural no contexto escolar, partindo do pressuposto de que o currículo busca suscitar com os alunos, valores como solidariedade, tolerância e respeito. O trabalho pedagógico se situa como possibilidade de discussão sobre a diversidade no ambiente escolar e como os sujeitos propõem metodologias para solucionar problemas e confrontos ligados à problemática da diversidade. A metodologia da pesquisa de abordagem qualitativa se iniciou com a pesquisa bibliográfica e de análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais, LDBEN N.9.394/1996, BNCC, etc, bem como, a aplicação de questionário com os professores do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de ensino de São Luís-MA. Na investigação, usou-se como base a pesquisa qualitativa que é fundamentada no diálogo e que se apoia na construção social dos conceitos e significados. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário com nove questões sobre currículo, diversidade e formação dos professores. Os dados foram colhidos entre os meses de setembro e outubro de 2019. A partir da compreensão da realidade pesquisada, entende-se que a diversidade na escola se tornou uma temática de extrema relevância a ser explorada para que haja a formação de cidadãos capazes de ter um convívio social harmonioso dentro das particularidades de cada indivíduo. Considera-se necessário intensificar e ampliar o debate sobre a Diversidade Cultural com a comunidade escolar, dando ênfase na relevância de criar possibilidades de espaços de formação continuada voltado para o currículo diversificado e integrado, pautado na perspectiva da educação igualitária, intercultural e emancipatória |
Resumo: | The present qualitative project aimed to analyze how teachers are trained and how the curriculum contributes to the approach about cultural diversity in schools, in order to contribute to the education of students with diverse cultures. The school space can provide the student with the development of the area with each other while respecting the values, ethnic backgrounds, beliefs and divergent behaviors, so as to build up citizens who respect and appreciate their differences. The research has also sought to understanding the processes of teacher training, the development of the knowledge, and the discussion about cultural diversity in the school context, based on the assumption that the curriculum seeks to arouse in the students, values such as solidarity, tolerance and respect. The pedagogical work is the possibility of a discussion on the diversity in the school environment and the subjects they propose methodologies to adress the issues and conflicts related to the issue of diversity. The methodology of the research, the qualitative approach started with a literature search and desk review of the National Curriculum Parameters (pcn), Law of Guidelines and Bases of National Education no. 9.394/1996, BNCC, etc, as well as interviews with the teachers of the Elementary School in the Municipal School system of São Luís (MA). In the investigation, it was used as a basis for the qualitative research, which is based on the social construction of concepts and meanings. The instrument used for data collection was a questionnare with nine questions about the curriculum, diversity and teacher education. The data were collected between the months of September and October of 2019. Based on the assumption of the reality of the research, it is clear that the diversity in the school, has become a topic of extreme relevance to be explored for the training of citizens, to be able to have a social life harmonious within the particular circumstances of each individual. It is considered necessary to enhance and broaden the debate on Cultural Diversity with the school community, with emphasis on the importance of creating opportunities or spaces for continuing education geared to the curriculum is diversified and integrated, based on the perspective of education, equality, intercultural and emancipatory |
Palavras-chave: | Diversidade Formação Currículo Pluralidade cultural Diversity Training Curriculum Cultural plurality |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias |
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TCC- ANIELLE RABELO BEZERRA - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - CECEN UEMA 2019.pdf | PDF A | 389.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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