Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Ludmila Melo-
dc.date.accessioned2025-05-23T13:17:52Z-
dc.date.available2025-05-23-
dc.date.available2025-05-23T13:17:52Z-
dc.date.issued2023-07-19-
dc.identifier.citationSOUSA, Ludmila Melo. Alfabetização na perspectiva de letramento: um estudo realizado com professores de 1º e 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal U. E. Maria Paiva Abreu em Pinheiro-MA. 2023. 67f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Campus Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão, Pinheiro - MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4864pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4864-
dc.description.abstractThe present study, whose theme addressed literacy and literacy in 1st and 2nd year elementary school, had the general objective of understanding how some teachers practice reading and writing from the perspective of literacy and literacy. Specifically, it was intended to describe the conceptions of literacy and literacy as introductory elements of the action of teaching a child to read and write; show a brief history of these two processes in the state of Maranhão, and; characterize the research school, as well as the sampling and analysis of the results obtained. The paths of the research were covered in the face of the object of interest and viable possibilities for its development, for which it relied on a descriptive and exploratory research. Descriptive for exposing and interpreting the information contained in the consulted theoretical references, namely Soares (2011), Soares (2010), Ferreiro and Teberosky (2005), Kleiman (2005), Tfouni (2010), among others. Exploratory for enabling greater familiarization between the researcher and the researched object. Direct contact with the object gave a result considered satisfactory, which became possible through field work, in which four teachers who work in the first two years of elementary school were surveyed, they were able to give their contributions regarding literacy from the literacy perspective and thus understand the dynamics of literacy using social literacy practices. As a result, it is thought that those surveyed still lack a little more theoretical, practical and technical knowledge to be able to develop their activities in a more coherent and grounded way than theoretical research contemplates.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática da leiturapt_BR
dc.subjectPrática da escritapt_BR
dc.subjectCorpo docentept_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectReading practicept_BR
dc.subjectWriting practicept_BR
dc.subjectTeaching staffpt_BR
dc.titleAlfabetização na perspectiva de letramento: um estudo realizado com professores de 1º e 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal U. E. Maria Paiva Abreu em Pinheiro-MApt_BR
dc.title.alternativeLiteracy from the perspective of literacy: a study conducted with 1st and 2nd grade teachers of the Municipal School U. E. Maria Paiva Abreu in Pinheiro-MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSOUSA, L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Edilene Reis-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, E. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8600978099322566pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Edilene Reis-
dc.contributor.referee1IDPEREIRA, E. R.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8600978099322566pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Andreza Luana da Silva-
dc.contributor.referee2IDBARROS, A. L. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6243750657834163pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Maria de Fátima Sousa-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6513-6361pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8885542129496283pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo, cujo tema abordou a alfabetização e o letramento no ensino fundamental de 1º e 2º ano, teve como objetivo geral compreender como se dá por parte de alguns professores a prática da leitura e da escrita na perspectiva de alfabetização e letramento. De modo específico, pretendeu-se descrever as concepções desses dois processos como elementos introdutórios da ação de alfabetizar uma criança; mostrar um breve percurso histórico desses dois processos no estado do Maranhão, e; caracterizar a escola pesquisada, bem como a organização e análise dos resultados obtidos. Os caminhos da pesquisa percorreram se em face do objeto de interesse e de possibilidades viáveis para o seu desenvolvimento, para isso contou com uma pesquisa descritiva e exploratória. Descritiva por expor e interpretar as informações contidas nos referenciais teóricos consultados, a saber Soares (2011), Soares (2010), Ferreiro e Teberosky (2005), Kleiman (2005), Tfouni (2010), entre outros. Exploratória por viabilizar maior familiarização entre o pesquisador e o objeto pesquisado. O contato direto com o objeto deu um resultado considerado satisfátorio, o que se tornou possível por meio de um trabalho de campo, no qual foram pesquisados quatro docentes que trabalham nos dois primeiros anos do ensino fundamental. Eles puderam dar suas contribuições a respeito da alfabetização na perspectiva de letramento e, assim, compreender como é a dinâmica de alfabetizar utilizando-se de práticas sociais de letramento. Como resultado, pensa-se que aos pesquisados ainda falta um tanto mais de conhecimentos teóricos, práticos e técnicos para poder desenvolver suas atividades de modo mais coerente e fundamentado ao que as pesquisas teóricas e a prática de ensino contemplam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Pinheiropt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - LUDMILA MELO SOUSA - PEDAGOGIA PINHEIRO UEMA 2023 (2).pdfPDF A599.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.