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Título: Arte na interface da educação infatil: ascontribuições do desenho e da pitura para o ensino e aprendizagem
Autor(es): Ferreira, Drielly Cristine Louredo
Oliveira, Rita de Cassia de Sousa
Orientador: Deus, Adélia Meireles de Deus
Membro da Banca: Cardoso, Jane Cruz
Membro da Banca: Pereira, Cleidiane de Carvalho
Data do documento: 2023-01-26
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: As artes visuais se constituem a partir de uma gama de intervenções artísticas, por isso, o presente estudo apresenta aspectos relacionados às suas contribuições para o ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Nesse sentido, tem a seguinte questão problema: Como o desenho e a pintura podem contribuir no processo de aprendizagem da criança na Educação Infantil? Assim, na perspectiva de responder tal questão, estabelece como objetivo geral: Analisar a partir da atuação docente de professoras da Educação Infantil na rede municipal de Timon-MA, como o desenho e a pintura, componentes das artes visuais, pode contribuir no processo de aprendizagem da criança na educação infantil. Aos objetivos específicos elencou- se: Compreender as principais metodologias que podem ser trabalhadas na sala de aula para auxiliar no desenvolvimento infantil a partir do desenho e pintura; verificar o uso do desenho e da pintura como ferramenta interdisciplinar na educação infantil; Identificar como a interação entre crianças na Educação Infantil pode ser intensificada a partir do uso do desenho e da pintura no âmbito escolar. Para a fundamentação teórica do presente estudo, empreende- se um diálogo com Santos (2002), Magalhães (2008), Ferreira (2015), Barroso (2019) Antoniazzi et al. (2016). Estabelece como campo de pesquisa uma instituição de ensino da rede municipal da cidade de Timon-MA. Utiliza como princípio metodológico a abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa de campo. Tem como interlocutoras da pesquisa 3 professoras da Educação Infantil. Utiliza como instrumento para produção dos dados a entrevista semiestruturada. Sinaliza nos resultados que a pintura e desenho possibilitam o desenvolvimento das sensibilidades artísticas, criativas e emocionais, e em especial a liberdade de expressão nas mais diversas atividades, desenvolvimentos sociais e cognitivos, proporcionando uma melhor sociabilidade entre a criança e o meio em que ela se relaciona. Conclui que, para o ensino e aprendizagem na Educação Infantil a pintura e desenho possibilitam o desenvolvimento das sensibilidades artísticas, criativas e emocionais, e em especial a liberdade de expressão nas mais diversas atividades, desenvolvimentos sociais e cognitivos proporcionando uma melhor sociabilidade entre a criança e o meio em que ela se relaciona. Igualmente, permite que ela aprenda a perceber, compreender, avaliar, sentir, associar e responder a todos os estímulos do ambiente em que ela pertence para uma melhor interatividade social e mental.
Resumo: The visual arts are constituted from a range of artistic interventions; therefore, the present study presents aspects related to their contributions to teaching and learning in Early Childhood Education. Based on these principles, instigated to answer the following problem: how can drawing and painting contribute to the child's learning process in Early Childhood Education? Seeking subsidies to answer this question, it had the general objective: to analyze, from the teaching performance of teachers of Early Childhood Education in the municipal network of Timon-MA, how drawing and painting, components of the visual arts, can contribute to the learning process of child in kindergarten. The specific objectives were listed: understanding the main methodologies that can be worked on in the classroom to assist in the development drawing and painting, to verify the use of drawing and painting as an interdisciplinary tool in early childhood education, to identify how the interaction between children in Early Childhood Education can be intensified through the use of drawing and painting in the school environment. The research has a qualitative approach, whose investigation of the interdisciplinary components in the teaching and learning process of students in Early Childhood Education was carried out from the reality of a teaching institution in the municipal network of the city of Timon-MA. In this way, the methodological procedures were carried out through the bibliographical reading related to the proposed theme, as well as field research through an interview. Given this perspective, it was found that drawing and painting encourage students to develop any activity, whether in a playful way or related to other disciplines, and the students' excitement is visible. In this way, obtaining the development of artistic, creative and emotional sensibilities, and especially freedom of expression in the most diverse activities, social and cognitive developments, providing a better sociability between the child and the environment in which he relates.
Palavras-chave: Educação infantil
Early childhood education
Desenho
Design
Pintura
Painting
Prática docente
Teaching practice
Artes visuais
Visual arts
Aprendizagem
Learning
Desenvolvimento infantil
Child development
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias

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