Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4861
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Drielly Cristine Louredo-
dc.creatorOliveira, Rita de Cassia de Sousa-
dc.date.accessioned2025-05-22T21:20:47Z-
dc.date.available2025-05-23-
dc.date.available2025-05-22T21:20:47Z-
dc.date.issued2023-01-26-
dc.identifier.citationFERREIRA, Drielly Cristine Louredo; OLIVEIRA, Rita de Cassia de Sousa. Arte na interface da educação infantil: as contribuições do desenho e da pintura para o ensino e aprendizagem. 2023. 48f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Timon, Universidade Estadual do Maranhão, Timon-MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4861pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4861-
dc.description.abstractThe visual arts are constituted from a range of artistic interventions; therefore, the present study presents aspects related to their contributions to teaching and learning in Early Childhood Education. Based on these principles, instigated to answer the following problem: how can drawing and painting contribute to the child's learning process in Early Childhood Education? Seeking subsidies to answer this question, it had the general objective: to analyze, from the teaching performance of teachers of Early Childhood Education in the municipal network of Timon-MA, how drawing and painting, components of the visual arts, can contribute to the learning process of child in kindergarten. The specific objectives were listed: understanding the main methodologies that can be worked on in the classroom to assist in the development drawing and painting, to verify the use of drawing and painting as an interdisciplinary tool in early childhood education, to identify how the interaction between children in Early Childhood Education can be intensified through the use of drawing and painting in the school environment. The research has a qualitative approach, whose investigation of the interdisciplinary components in the teaching and learning process of students in Early Childhood Education was carried out from the reality of a teaching institution in the municipal network of the city of Timon-MA. In this way, the methodological procedures were carried out through the bibliographical reading related to the proposed theme, as well as field research through an interview. Given this perspective, it was found that drawing and painting encourage students to develop any activity, whether in a playful way or related to other disciplines, and the students' excitement is visible. In this way, obtaining the development of artistic, creative and emotional sensibilities, and especially freedom of expression in the most diverse activities, social and cognitive developments, providing a better sociability between the child and the environment in which he relates.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectPaintingpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectVisual artspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.titleArte na interface da educação infatil: ascontribuições do desenho e da pitura para o ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1925725184049665pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8270130069735629-
dc.contributor.advisor1Deus, Adélia Meireles de Deus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2500071749626492pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Jane Cruz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0387815939220094pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Cleidiane de Carvalho-
dc.description.resumoAs artes visuais se constituem a partir de uma gama de intervenções artísticas, por isso, o presente estudo apresenta aspectos relacionados às suas contribuições para o ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Nesse sentido, tem a seguinte questão problema: Como o desenho e a pintura podem contribuir no processo de aprendizagem da criança na Educação Infantil? Assim, na perspectiva de responder tal questão, estabelece como objetivo geral: Analisar a partir da atuação docente de professoras da Educação Infantil na rede municipal de Timon-MA, como o desenho e a pintura, componentes das artes visuais, pode contribuir no processo de aprendizagem da criança na educação infantil. Aos objetivos específicos elencou- se: Compreender as principais metodologias que podem ser trabalhadas na sala de aula para auxiliar no desenvolvimento infantil a partir do desenho e pintura; verificar o uso do desenho e da pintura como ferramenta interdisciplinar na educação infantil; Identificar como a interação entre crianças na Educação Infantil pode ser intensificada a partir do uso do desenho e da pintura no âmbito escolar. Para a fundamentação teórica do presente estudo, empreende- se um diálogo com Santos (2002), Magalhães (2008), Ferreira (2015), Barroso (2019) Antoniazzi et al. (2016). Estabelece como campo de pesquisa uma instituição de ensino da rede municipal da cidade de Timon-MA. Utiliza como princípio metodológico a abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa de campo. Tem como interlocutoras da pesquisa 3 professoras da Educação Infantil. Utiliza como instrumento para produção dos dados a entrevista semiestruturada. Sinaliza nos resultados que a pintura e desenho possibilitam o desenvolvimento das sensibilidades artísticas, criativas e emocionais, e em especial a liberdade de expressão nas mais diversas atividades, desenvolvimentos sociais e cognitivos, proporcionando uma melhor sociabilidade entre a criança e o meio em que ela se relaciona. Conclui que, para o ensino e aprendizagem na Educação Infantil a pintura e desenho possibilitam o desenvolvimento das sensibilidades artísticas, criativas e emocionais, e em especial a liberdade de expressão nas mais diversas atividades, desenvolvimentos sociais e cognitivos proporcionando uma melhor sociabilidade entre a criança e o meio em que ela se relaciona. Igualmente, permite que ela aprenda a perceber, compreender, avaliar, sentir, associar e responder a todos os estímulos do ambiente em que ela pertence para uma melhor interatividade social e mental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Timonpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DRIELLY CRISTNE LOUREDO FERREIRA; RITA DE CASSIA DE SOUSA OLIVEIRA.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.