Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4860
Título: | Equilíbrio emocional como um dos fatores que influenciam o processo de ensino aprendizagem: um estudo realizado com acadêmicos do Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - CESPI |
Título(s) alternativo(s): | Emotional balance as one of the factors influencing the teaching and learning process: a study conducted with students from the Center for Higher Studies of Pinheiro - CESPI |
Autor(es): | Cunha, Lia Mariana |
Orientador: | Holanda, Maria Lúcia de Souza |
Membro da Banca: | Holanda, Maria Lúcia de Souza |
Membro da Banca: | Pereira, Edilene Reis |
Membro da Banca: | Martins, Ryermeson Pereira |
Data do documento: | 2023-07-18 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A presente pesquisa intitulada <EQUILÍBRIO EMOCIONAL COMO UM DOS FATORES QUE INFLUENCIAM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: Um Estudo Realizado com Acadêmicos do Centro de Estudos Superiores de Pinheiro – CESPI= tem como objetivo analisar a relação do equilíbrio emocional com o processo de ensino aprendizagem, identificando de que modo o primeiro interfere no segundo. A emoção é indissociável do ser humano; entende-las é fundamental para as relações sociais e para qualquer atividade que o indivíduo precise realizar. O ambiente universitário é desafiador em diversos quesitos, principalmente no que diz respeito a conciliar este com a vida pessoal, profissional e/ou familiar. Nesse sentido o equilíbrio emocional se apresenta como um fator essencial e determinante deste processo. Portanto, analisaremos aqui, como o equilíbrio emocional dos universitários da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Centro de Estudos Superiores de Pinheiro – CESPI, interfere no processo de ensino aprendizagem dos mesmos. Para a realização deste trabalho, utilizamos as seguintes metodologias: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, pesquisa descritiva, além de abordagem qualiquantitativa. A pesquisa de campo foi realizada com os universitários do CESPI. O questionário aplicado foi desenvolvido a partir da ferramenta google formulário, que é uma ferramenta digital onde é possível coletar dados instantaneamente. Esta pesquisa se encontra dividida em quatro sessões, onde cada uma traz abordagens cronológicas que são essenciais para o entendimento sobre a temática aqui abordada. Desse modo, na primeira sessão abordamos sobre o contexto histórico e orgânico das emoções humanas; na segunda sessão abordamos sobre o equilíbrio emocional e a necessidade deste na vida do ser humano; na terceira sessão abordamos sobre a importância do equilíbrio emocional dentro do processo de ensino aprendizagem e na quarta sessão trazemos a análise e discussão dos dados coletados. Foi observado no decorrer desta pesquisa a importância do equilíbrio emocional para a aprendizagem e como a ausência deste acarreta diversos problemas na mesma, afetando negativamente o desempenho educacional. |
Resumo: | This research entitled <EMOTIONAL BALANCE AS ONE OF THE FACTORS THAT INFLUENCE THE TEACHING-LEARNING PROCESS: A Study Conducted with Academics from the Center for Higher Studies in Pinheiro – CESPI= aims to analyze the relationship between emotional balance and the teaching-learning process, identifying how the first interferes with the second. Emotion is inseparable from the human being; understanding them is fundamental for social relations and for any activity that the individual needs to carry out. The university environment is challenging in several aspects, especially with regard to reconciling it with personal, professional and/or family life. In this sense, emotional balance is an essential and determining factor in this process. Therefore, we will analyze here how the emotional balance of university students at the State University of Maranhão – UEMA, Centro de Estudos Superiores de Pinheiro – CESPI, interferes in their teaching-learning process. To carry out this work, we used the following methodologies: bibliographic research, field research, descriptive research, in addition to a qualitative and quantitative approach. Field research was carried out with CESPI university students. The applied questionnaire was developed from the google form tool, which is an digital tool where it is possible to collect data instantly. This research is divided into four sessions, where each one brings chronological approaches that are essential for understanding the theme addressed here. Thus, in the first session we approach the historical and organic context of human emotions; in the second session we discussed emotional balance and its need in human life; in the third session we address the importance of emotional balance within the teaching-learning process and in the fourth session we bring the analysis and discussion of the collected data. It was observed during this research the importance of emotional balance for learning and how its absence causes several problems in it, negatively affecting educational performance. |
Palavras-chave: | Equilíbrio emocional Ensino-aprendizagem Ensino superior Saúde mental Relações interpessoais Emotional balance Teaching-learning Higher education Mental health Interpersonal relationships |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - LIA MARIANA CUNHA - PEDAGOGIA PINHEIRO UEMA 2023.pdf | PDF A | 420.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.