Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4856
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSerra, Domingas do Socorro-
dc.date.accessioned2025-05-22T11:35:53Z-
dc.date.available2025-05-22-
dc.date.available2025-05-22T11:35:53Z-
dc.date.issued2023-01-11-
dc.identifier.citationSERRA, Domingas do Socorro. A dimensão do lúdico no processo ensino aprendizagem no pré II jardim de infância Pequeno príncipe em Pinheiro - MA. 2023. 51f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Campus Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão, Pinheiro - MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4856pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4856-
dc.description.abstractThe present work presents the result of a study on the use of games and games that are very important instruments for student learning. In this context, the present study expressed a study on the importance of playfulness in Early Childhood Education in the teaching-learning process at the Pequeno Príncipe municipal school, located in the municipality of Pinheiro - Ma. For this, this research aimed to analyze the teaching and learning process in the use of play as a pedagogical resource in Early Childhood Education. In the methodology, a qualitative research was used with data collection instrument: the structured interview, involving teachers. An analysis points to the need for playful training of teachers in the institution, but what is found is a school that, despite the difficulties, carries out its work in order to meet the needs of students. Therefore, it is considered that playfulness is of great relevance for the students' teaching-learning process, being an ally in this context, as it favors learning in a more dynamic and contextualized way. The research expresses that ludicity is, in fact, a very important channel to work with the contents in the school environment, in order to provide a more consistent and meaningful learning for students who attend Kindergarten.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectRecurso pedagógicopt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectPedagogical resourcept_BR
dc.titleA dimensão do lúdico no processo ensino aprendizagem no pré II jardim de infância Pequeno príncipe em Pinheiro - MApt_BR
dc.title.alternativeThe dimension of playfulness in the teaching-learning process in pre-kindergarten II at Pequeno Príncipe kindergarten in Pinheiro - MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSERRA, D. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, José Eduardo Fonseca-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0361-7009pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7222592747805967pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, José Eduardo Fonseca-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0361-7009pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7222592747805967pt_BR
dc.contributor.referee2Aroucha, Gilberto Matos-
dc.contributor.referee2IDAROUCHA, G. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1293294391518014pt_BR
dc.contributor.referee3Sousa, Alessandra Ribeiro-
dc.contributor.referee3IDSOUSA, A. R.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9447388369061406pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta resultado de estudo sobre o uso dos jogos e de brincadeiras que são instrumentos muito importantes para o aprendizado dos alunos. Neste contexto, o presente estudo expressou um estudo sobre a importância o lúdico na Educação Infantil no processo ensino-aprendizagem na escola municipal Pequeno Príncipe, localizada no município de Pinheiro - Ma. Para isso, essa pesquisa objetivou analisar o processo de ensino e aprendizagem na utilização do lúdico como um recurso pedagógico na Educação Infantil. Na metodologia, utilizou-se uma pesquisa qualitativa com instrumento de coleta de dados: a entrevista estruturada, envolvendo professores. Em análise aponta a necessidade da formação lúdica dos professores na instituição, porém o que se encontra é uma escola que apesar das dificuldades realiza seu trabalho de forma a atender as necessidades dos educandos. Por isso considera se que a ludicidade é de grande relevância para o processo ensino-aprendizagem dos alunos, sendo uma aliada nesse contexto, pois favorece um aprender de forma mais dinâmica e contextualizada. A pesquisa expressa que a ludicidade é de fato, um canal muito importante para trabalhar os conteúdos no ambiente escolar, de modo a proporcionar um aprendizado mais consistente e significativo para os alunos que frequentam a Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Pinheiropt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - DOMINGAS DO SOCORRO SERRA - PEDAGOGIA PINHEIRO UEMA 2023.pdfPDF A274.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.