Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4852
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSarges Neta, Aldenora Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-05-21T13:25:36Z-
dc.date.available2025-05-21-
dc.date.available2025-05-21T13:25:36Z-
dc.date.issued2023-01-11-
dc.identifier.citationSARGES NETA, Aldenora Rodrigues. Alfabetização e letramento: uma análise dos fundamentos e processos categoriais. 2023. 79f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Campus Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão, Pinheiro - MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4852pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4852-
dc.description.abstractThis work presents results on literacy and literacy processes. Aiming to analyze the concepts of categorical processes and how they are granted in the school space, being debated in the views of several authors. From perceptions and experiences in the area of education, an interest emerged in verifying how literacy and literacy procedures are configured and what are the perspectives on the act of alphabetizing by literacy. In view of the above, the following question was asked: what would be the difficulties for students to develop the category of alphabetizing through literacy? To carry out the study, a bibliographic survey was carried out (scientific texts on the subject), the authors analyzes and observations as a teacher of reading and production in the final years of Elementary School. As references, writers such as: Barbosa (1998), Ferreiro, Teberoski (1984, 1999), Lima (2001), Moll (2002), Romanelli (2001), Russo (1999), Soares (2000, 2001, 2004) were used., 2003, 2010, 2013, 2018), Blacksmith (2003), Frade (2005), Hasan (1996), Kato (1990), Kleiman (1995), Ribeiro (2003), Rojo (2009), Street (1984, 2003), 2014), among others. The research demonstrated that it is possible to work on literacy intertwined with literacy, since both favor the development of the individual in its fullness, generating a citizen with sharp reading and writing skills and the ability to interpret the phenomena around him. Thus, projecting discussions and possible changes within the space in which he is inserted, no longer being a hostage to the perceptions of others, but the protagonist of his story.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento: uma análise dos fundamentos e processos categoriaispt_BR
dc.title.alternativeLiteracy and reading: an analysis of the fundamentals and categorical processespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSARGES NETA, A. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Adriano Jorge Torres-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0009-0003-2464-9031pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8161061717953733pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Adriano Jorge Torres-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0009-0003-2464-9031pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8161061717953733pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, José Eduardo Fonseca-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0361-7009pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7222592747805967pt_BR
dc.contributor.referee3Sousa, Alessandra Ribeiro-
dc.contributor.referee3IDSOUSA, A. R.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9447388369061406pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta resultados sobre os processos de alfabetização e letramento. Tendo como objetivo analisar os conceitos dos processos categoriais e como são concedidos no espaço escolar, sendo debatidos nas visões de diversos autores. A partir de percepções e experiências na área da educação, emergiu o interesse por verificar como se configuram os procedimentos de alfabetização e letramento e quais as perspectivas sobre o ato de alfabetizar letrando. Diante do exposto, se questionou: quais seriam as dificuldades para que os estudantes desenvolvessem a categoria do alfabetizar letrando? Para realização do estudo foi realizado o levantamento bibliográfico (textos científicos sobre a temática), as análises e observações da autora enquanto docente de leitura e produção nos anos finais do Ensino Fundamental. Como referências utilizou-se de escritores como: Barbosa (1998), Ferreiro, Teberoski (1984, 1999), Lima (2001), Moll (2002), Romanelli (2001), Russo (1999), Soares (2000,2001, 2004, 2003, 2010, 2013, 2018), Ferreiro (2003), Frade (2005), Hasan (1996), Kato (1990), Kleiman (1995), Ribeiro (2003), Rojo (2009), Street (1984, 2003, 2014), entre outros. A pesquisa demonstrou que é cabível trabalhar a alfabetização entrelaçada com o letramento, uma vez que ambos, favorecem o desenvolvimento do indivíduo na sua plenitude, gerando um cidadão com as habilidades de leitura e escrita aguçadas e com a capacidade de interpretar os fenômenos a sua volta. Projetando assim, discussões e possíveis mudanças dentro do espaço em que está inserido, não sendo mais refém das percepções dos outros, mas o protagonista de sua história.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Pinheiropt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ALDENORA RODRIGUES SARGES NETA - PEDAGOGIA PINHEIRO UEMA 2023.pdfPDF A576.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.