Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4846
Título: | Presença e voz: como a representatividade negra contribui para a construção da identidade nas escolas |
Título(s) alternativo(s): | Presence and voice: how black representativity contributes to the construction of identity in schools |
Autor(es): | Furtado, Rayanne Gabrielle Gomes |
Orientador: | Chagas, Elaine Cristine Cruz |
Membro da Banca: | Chagas, Elaine Cristine Cruz |
Membro da Banca: | Rodrigues, Antony Ruan |
Membro da Banca: | Holanda, Maria Lúcia Souza |
Data do documento: | 2025-01-23 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo analisar a importância da representatividade negra nas escolas para a formação da identidade dos alunos, utilizando uma metodologia híbrida que combina revisão bibliográfica integrativa e pesquisa de campo qualitativa. A revisão bibliográfica abrangeu produções acadêmicas sobre representatividade negra, educação antirracista e identidade racial, com foco em publicações recentes (2014-2024). Na pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 professores e gestores. As entrevistas buscaram explorar as práticas pedagógicas e percepções sobre a valorização da identidade negra, educação antirracista e os desafios para implementar as Leis 10.639/03 e 11.645/08. A análise dos dados foi feita com base na técnica de análise de conteúdo, permitindo identificar padrões e reflexões sobre os impactos da representatividade negra na autoestima e identidade dos alunos. A pesquisa busca fornecer subsídios para práticas pedagógicas inclusivas, promovendo uma educação antirracista e culturalmente relevante, com ênfase na necessidade de fortalecer a presença de referências negras nas escolas. |
Resumo: | This research aims to analyze the importance of black representativity in schools for the formation of students' identity, employing a hybrid methodology combining an integrative literature review and qualitative field research. The literature review covered academic productions on black representativity, antiracist education, and racial identity, focusing on recent publications (2014-2024). In the field research, semi- structured interviews were conducted with 10 teachers and managers. The interviews aimed to explore pedagogical practices and perceptions regarding the valorization of black identity, antiracist education, and challenges in implementing Laws 10.639/03 and 11.645/08. Data analysis was carried out using content analysis techniques, enabling the identification of patterns and reflections on the impacts of black representativity on students' self-esteem and identity. The research seeks to provide insights for inclusive pedagogical practices, promoting antiracist and culturally relevant education, with an emphasis on the need to strengthen the presence of black role models in schools. |
Palavras-chave: | Representatividade negra Educação antirracista Identidade racial Ambiente escolar Práticas pedagógicas inclusivas Black representation Anti-racist education Racial identity School environment Inclusive pedagogical practices |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - RAYANNE GABRIELE GOMES FURTADO - LIC. PEDAGOGIA UEMA PINHEIRO 2025.pdf | PDF A | 340.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.