Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4846
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Furtado, Rayanne Gabrielle Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-20T18:18:11Z | - |
dc.date.available | 2025-05-20 | - |
dc.date.available | 2025-05-20T18:18:11Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-23 | - |
dc.identifier.citation | FURTADO, Rayanne Gabrielle Gomes. Presença e voz: como a representatividade negra contribui para a construção da identidade nas escolas. 2025. 58f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Campus Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão, Pinheiro - MA, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4846 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4846 | - |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the importance of black representativity in schools for the formation of students' identity, employing a hybrid methodology combining an integrative literature review and qualitative field research. The literature review covered academic productions on black representativity, antiracist education, and racial identity, focusing on recent publications (2014-2024). In the field research, semi- structured interviews were conducted with 10 teachers and managers. The interviews aimed to explore pedagogical practices and perceptions regarding the valorization of black identity, antiracist education, and challenges in implementing Laws 10.639/03 and 11.645/08. Data analysis was carried out using content analysis techniques, enabling the identification of patterns and reflections on the impacts of black representativity on students' self-esteem and identity. The research seeks to provide insights for inclusive pedagogical practices, promoting antiracist and culturally relevant education, with an emphasis on the need to strengthen the presence of black role models in schools. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Representatividade negra | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.subject | Identidade racial | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas inclusivas | pt_BR |
dc.subject | Black representation | pt_BR |
dc.subject | Anti-racist education | pt_BR |
dc.subject | Racial identity | pt_BR |
dc.subject | School environment | pt_BR |
dc.subject | Inclusive pedagogical practices | pt_BR |
dc.title | Presença e voz: como a representatividade negra contribui para a construção da identidade nas escolas | pt_BR |
dc.title.alternative | Presence and voice: how black representativity contributes to the construction of identity in schools | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | FURTADO, R. G. G. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Chagas, Elaine Cristine Cruz | - |
dc.contributor.advisor1ID | CHAGAS, E. C. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5579243840427310 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Chagas, Elaine Cristine Cruz | - |
dc.contributor.referee1ID | CHAGAS, E. C. C. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5579243840427310 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Antony Ruan | - |
dc.contributor.referee2ID | RODRIGUES, A. R. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3599912331541902 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Holanda, Maria Lúcia Souza | - |
dc.contributor.referee3ID | HOLANDA, M. L. S. | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9086274248487081 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa tem como objetivo analisar a importância da representatividade negra nas escolas para a formação da identidade dos alunos, utilizando uma metodologia híbrida que combina revisão bibliográfica integrativa e pesquisa de campo qualitativa. A revisão bibliográfica abrangeu produções acadêmicas sobre representatividade negra, educação antirracista e identidade racial, com foco em publicações recentes (2014-2024). Na pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 professores e gestores. As entrevistas buscaram explorar as práticas pedagógicas e percepções sobre a valorização da identidade negra, educação antirracista e os desafios para implementar as Leis 10.639/03 e 11.645/08. A análise dos dados foi feita com base na técnica de análise de conteúdo, permitindo identificar padrões e reflexões sobre os impactos da representatividade negra na autoestima e identidade dos alunos. A pesquisa busca fornecer subsídios para práticas pedagógicas inclusivas, promovendo uma educação antirracista e culturalmente relevante, com ênfase na necessidade de fortalecer a presença de referências negras nas escolas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Pinheiro | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Pedagogia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - RAYANNE GABRIELE GOMES FURTADO - LIC. PEDAGOGIA UEMA PINHEIRO 2025.pdf | PDF A | 340.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.