Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4846
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFurtado, Rayanne Gabrielle Gomes-
dc.date.accessioned2025-05-20T18:18:11Z-
dc.date.available2025-05-20-
dc.date.available2025-05-20T18:18:11Z-
dc.date.issued2025-01-23-
dc.identifier.citationFURTADO, Rayanne Gabrielle Gomes. Presença e voz: como a representatividade negra contribui para a construção da identidade nas escolas. 2025. 58f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Campus Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão, Pinheiro - MA, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4846pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4846-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the importance of black representativity in schools for the formation of students' identity, employing a hybrid methodology combining an integrative literature review and qualitative field research. The literature review covered academic productions on black representativity, antiracist education, and racial identity, focusing on recent publications (2014-2024). In the field research, semi- structured interviews were conducted with 10 teachers and managers. The interviews aimed to explore pedagogical practices and perceptions regarding the valorization of black identity, antiracist education, and challenges in implementing Laws 10.639/03 and 11.645/08. Data analysis was carried out using content analysis techniques, enabling the identification of patterns and reflections on the impacts of black representativity on students' self-esteem and identity. The research seeks to provide insights for inclusive pedagogical practices, promoting antiracist and culturally relevant education, with an emphasis on the need to strengthen the presence of black role models in schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentatividade negrapt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectIdentidade racialpt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas inclusivaspt_BR
dc.subjectBlack representationpt_BR
dc.subjectAnti-racist educationpt_BR
dc.subjectRacial identitypt_BR
dc.subjectSchool environmentpt_BR
dc.subjectInclusive pedagogical practicespt_BR
dc.titlePresença e voz: como a representatividade negra contribui para a construção da identidade nas escolaspt_BR
dc.title.alternativePresence and voice: how black representativity contributes to the construction of identity in schoolspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDFURTADO, R. G. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Chagas, Elaine Cristine Cruz-
dc.contributor.advisor1IDCHAGAS, E. C. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5579243840427310pt_BR
dc.contributor.referee1Chagas, Elaine Cristine Cruz-
dc.contributor.referee1IDCHAGAS, E. C. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5579243840427310pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Antony Ruan-
dc.contributor.referee2IDRODRIGUES, A. R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3599912331541902pt_BR
dc.contributor.referee3Holanda, Maria Lúcia Souza-
dc.contributor.referee3IDHOLANDA, M. L. S.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9086274248487081pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo analisar a importância da representatividade negra nas escolas para a formação da identidade dos alunos, utilizando uma metodologia híbrida que combina revisão bibliográfica integrativa e pesquisa de campo qualitativa. A revisão bibliográfica abrangeu produções acadêmicas sobre representatividade negra, educação antirracista e identidade racial, com foco em publicações recentes (2014-2024). Na pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 professores e gestores. As entrevistas buscaram explorar as práticas pedagógicas e percepções sobre a valorização da identidade negra, educação antirracista e os desafios para implementar as Leis 10.639/03 e 11.645/08. A análise dos dados foi feita com base na técnica de análise de conteúdo, permitindo identificar padrões e reflexões sobre os impactos da representatividade negra na autoestima e identidade dos alunos. A pesquisa busca fornecer subsídios para práticas pedagógicas inclusivas, promovendo uma educação antirracista e culturalmente relevante, com ênfase na necessidade de fortalecer a presença de referências negras nas escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Pinheiropt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - RAYANNE GABRIELE GOMES FURTADO - LIC. PEDAGOGIA UEMA PINHEIRO 2025.pdfPDF A340.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.