Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4846
Título: Presença e voz: como a representatividade negra contribui para a construção da identidade nas escolas
Título(s) alternativo(s): Presence and voice: how black representativity contributes to the construction of identity in schools
Autor(es): Furtado, Rayanne Gabrielle Gomes
Orientador: Chagas, Elaine Cristine Cruz
Membro da Banca: Chagas, Elaine Cristine Cruz
Membro da Banca: Rodrigues, Antony Ruan
Membro da Banca: Holanda, Maria Lúcia Souza
Data do documento: 2025-01-23
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar a importância da representatividade negra nas escolas para a formação da identidade dos alunos, utilizando uma metodologia híbrida que combina revisão bibliográfica integrativa e pesquisa de campo qualitativa. A revisão bibliográfica abrangeu produções acadêmicas sobre representatividade negra, educação antirracista e identidade racial, com foco em publicações recentes (2014-2024). Na pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 professores e gestores. As entrevistas buscaram explorar as práticas pedagógicas e percepções sobre a valorização da identidade negra, educação antirracista e os desafios para implementar as Leis 10.639/03 e 11.645/08. A análise dos dados foi feita com base na técnica de análise de conteúdo, permitindo identificar padrões e reflexões sobre os impactos da representatividade negra na autoestima e identidade dos alunos. A pesquisa busca fornecer subsídios para práticas pedagógicas inclusivas, promovendo uma educação antirracista e culturalmente relevante, com ênfase na necessidade de fortalecer a presença de referências negras nas escolas.
Resumo: This research aims to analyze the importance of black representativity in schools for the formation of students' identity, employing a hybrid methodology combining an integrative literature review and qualitative field research. The literature review covered academic productions on black representativity, antiracist education, and racial identity, focusing on recent publications (2014-2024). In the field research, semi- structured interviews were conducted with 10 teachers and managers. The interviews aimed to explore pedagogical practices and perceptions regarding the valorization of black identity, antiracist education, and challenges in implementing Laws 10.639/03 and 11.645/08. Data analysis was carried out using content analysis techniques, enabling the identification of patterns and reflections on the impacts of black representativity on students' self-esteem and identity. The research seeks to provide insights for inclusive pedagogical practices, promoting antiracist and culturally relevant education, with an emphasis on the need to strengthen the presence of black role models in schools.
Palavras-chave: Representatividade negra
Educação antirracista
Identidade racial
Ambiente escolar
Práticas pedagógicas inclusivas
Black representation
Anti-racist education
Racial identity
School environment
Inclusive pedagogical practices
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - RAYANNE GABRIELE GOMES FURTADO - LIC. PEDAGOGIA UEMA PINHEIRO 2025.pdfPDF A340.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.