Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4835
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Ducinaia Araujo-
dc.date.accessioned2025-05-20T11:48:08Z-
dc.date.available2025-05-20-
dc.date.available2025-05-20T11:48:08Z-
dc.date.issued2025-01-20-
dc.identifier.citationBARROS, Ducinaia Araujo. Evasão escolar: uma análise referente a educação de jovens e adultos na Escola Municipal Maria Tereza Carvalho Weba em Santa Helena-MA. 2025. 64f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Campus Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão, Pinheiro - MA, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4835pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4835-
dc.description.abstractThis research addresses the causes of school dropout in the Youth and Adult Education program at the Maria Tereza Carvalho Weba municipal school in Santa Helena, Maranhão. Its objective is to investigate the factors that contribute to student dropout in the Youth and Adult Education program at the Maria Tereza Carvalho Weba municipal school in Santa Helena, Maranhão, seeking to identify the main difficulties faced by students and analyze the actions taken to solve or alleviate this problem. The research adopted a qualitative approach, conducting semi-structured interviews with students and teachers to collect opinions on positive aspects and areas for improvement in education. The analysis identified recurring themes, such as reasons for remaining in EJA, risk factors for dropout, and suggestions for improvements. The results highlight the importance of dynamic projects that stimulate students' interest in education, demonstrating that learning is accessible to all ages. EJA should be based on students' experiences and plan strategies that value everyone's participation. Some challenges were identified, such as students' lack of motivation, housework that causes exhaustion, especially among women, and demotivation. In this context, it is essential to recognize students' efforts and offer educational support that takes their difficulties into account.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos(EJA)pt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education (YAE)pt_BR
dc.subjectSchool dropoutpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.titleEvasão escolar: uma análise referente a educação de jovens e adultos na Escola Municipal Maria Tereza Carvalho Weba em Santa Helena-MApt_BR
dc.title.alternativeSchool dropout: an analysis regarding the education of youth and adults at the Municipal School Maria Tereza Carvalho Weba in Santa Helena-MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDBARROS, D. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0165183388841666pt_BR
dc.contributor.advisor1Chagas, Elaine Cristine Cruz-
dc.contributor.advisor1IDCHAGAS, E. C. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5579243840427310pt_BR
dc.contributor.referee1Chagas, Elaine Cristine Cruz-
dc.contributor.referee1IDCHAGAS, E. C. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5579243840427310pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Ryermeson Pereira-
dc.contributor.referee2IDMARTINS, R. P.pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Maria de Fátima Sousa-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6513-6361pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8885542129496283pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda as causas da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos da escola municipal Maria Tereza Carvalho Weba em Santa Helena-MA. Tem por objetivo investigar os fatores que contribuem para a evasão dos alunos na educação de jovens e adultos da escola municipal Maria Tereza Carvalho Weba em Santa Helena-MA, buscando identificar as principais dificuldades dos alunos e analisar as ações realizadas para resolver ou amenizar esse problema. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, realizando entrevistas semiestruturadas com alunos e professores para coletar opiniões sobre aspectos positivos e áreas de melhoria na educação. A análise identificou temas recorrentes, como motivos para a permanência na EJA, fatores de risco para evasão e sugestões de melhorias. Os resultados ressaltam a importância de projetos dinâmicos que estimulem o interesse dos alunos pela educação, evidenciando que a aprendizagem é acessível a todas as idades. A EJA deve se apoiar nas experiências dos alunos e programar estratégias que valorizem a participação de todos. Foram identificados alguns desafios, como a falta de motivação dos alunos, o trabalho doméstico que causa exaustão, especialmente entre as mulheres, e a desmotivação. Nesse contexto, é essencial reconhecer o esforço dos estudantes e oferecer suporte educacional que leve em conta suas dificuldades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Pinheiropt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - DUCINAIA ARAUJO BARROS - LIC. PEDAGOGIA UEMA PINHEIRO 2025.pdfPDF A825.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.