Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4813
Título: A contribuição do lúdico na alfabetização das crianças: um estudo realizado com docentes no Jardim de Infância Pequeno Príncipe em Pinheiro - MA
Título(s) alternativo(s): The contribution of playfulness in the literacy of children: a study conducted with teachers at the Pequeno Príncipe Kindergarten in Pinheiro - MA
Autor(es): Coelho, Mirian Raissa Pereira
Orientador: Oliveira, José Eduardo Fonseca
Membro da Banca: Oliveira, José Eduardo Fonseca
Membro da Banca: Silva, Maria de Fátima Sousa
Membro da Banca: Pereira, Edilene Reis
Data do documento: 2022-12-21
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O ato de brincar, possui uma grande relevância para o desenvolvimento infantil, pois através de momentos interativos como esse, a criança consegue facilmente desenvolver sua comunicação, criatividade e seus diferentes aspectos físico e motor. Entendendo a relevância de tal temática, o presente trabalho apresenta resultados de estudo sobre a contribuição do lúdico na alfabetização. Teve como objetivo analisar o lúdico na alfabetização da criança na Educação Infantil no Jardim de Infância Pequeno Príncipe na rede municipal de ensino de Pinheiro/MA. Com desígnio mais específico, buscou-se compreender a importância da ludicidade, o desenvolvimento interativo entre professor/aluno e como os docentes compreendem a prática lúdica na aprendizagem das crianças. Para realização deste estudo qualitativo foi integralizado com um levantamento bibliográfico científico relacionado ao tema de estudo, seguido com pesquisa de campo que fora realizado do Jardim de Infância Pequeno Príncipe. Para levantamento da coleta de dados, iniciou-se com uma observação em duas turmas do Pré-II e por fim, com a aplicação de um questionário semiestruturado para quatro (4) professoras. A pesquisa demonstrou que o lúdico é utilizado com o foco de aprimorar as habilidades de cada aluno e que as participantes tentam articular os recursos lúdicos em suas aulas, no entanto, a inclusão de tais instrumentos ainda acontecem de forma limitada, pois as próprias educadoras precisam elaborar e comprar todo o material usado, com seu próprio salário, o que repercute em uma preocupação no que concerne, a qualidade do ensino-aprendizagem.
Resumo: The act of playing has great relevance for child development, because through interactive moments like this, the child can easily develop their communication, creativity and their different physical and motor aspects. Understanding the relevance of this theme, the present work presents results of a study on the contribution of play to literacy. It aimed to analyze the playfulness in children's literacy in Early Childhood Education in the Pequeno Príncipe Kindergarten in the municipal education network of Pinheiro/MA. With a more specific purpose, we sought to understand the importance of playfulness, the interactive development between teacher/student and how teachers understand the playful practice in children's learning. In order to carry out this qualitative study, it was integrated with a scientific bibliographic survey related to the subject of study, followed by field research that had been carried out at the Pequeno Príncipe Kindergarten. For data collection, it started with an observation in two Pre-II classes and finally, with the application of a semi-structured questionnaire to four (4) teachers. The research showed that the ludic is used with the focus of improving the abilities of each student and that the participants try to articulate the ludic resources in their classes, however, the inclusion of such instruments still happens in a limited way, because the educators themselves need to to prepare and buy all the material used, with their own salary, which has repercussions on a concern regarding the quality of teaching and learning.
Palavras-chave: Educação Infantil
Lúdico
Alfabetização
Desenvolvimento infantil
Ensino-aprendizagem
Early Childhood Education
Playful
Literacy
Child development
Teaching-learning
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - MIRIAN RAISSA PEREIRA COELHO - LIC. PEDAGOGIA PINHEIRO UEMA 2022.pdfPDF A542.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.